PSD questiona governo sobre “estado de degradação” do porto de Santa Cruz das Ribeiras

O deputado do PSD/Açores Jorge Jorge questionou hoje o governo regional sobre o “elevado estado de degradação” do molhe do porto de Santa Cruz das Ribeiras, no Pico, tendo defendido uma “intervenção urgente” no local.

“É perfeitamente visível o elevado estado de degradação que esta estrutura apresenta, particularmente em zonas em que, por ação do mar e por falta de manutenção, já não existe quebra-mar há muitos anos, o que leva a que o mar exerça a sua ação erosiva diretamente na base de suporte do molhe”, afirmou o deputado social-democrata eleito pela ilha do Pico.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Jorge Jorge alertou que, “segundo os pescadores que utilizam o porto, esta situação levará a que o molhe, mais cedo ou mais tarde, seja destruído, temendo muitos que a situação esteja para breve”.

“Igualmente preocupante é a situação da piscina municipal contígua ao porto, importantíssimo equipamento turístico que atrai centenas de pessoas diariamente à freguesia durante o verão e que tem sido alvo, por diversas vezes, da força do mar, o que tem provocado prejuízos nos equipamentos”, sublinhou.

O parlamentar do PSD/Açores questionou o executivo regional no sentido de saber “para quando prevê o governo efetuar o reforço do molhe” do porto de Santa Cruz das Ribeiras e se tenciona “proteger a piscina municipal através de um quebra-mar que impeça o mar de fustigar diretamente esta infraestrutura municipal”.

Segundo Jorge Jorge, o porto de Santa Cruz das Ribeiras possui “grandes tradições na pesca e na cabotagem”, tendo sido alvo de um “grande melhoramento há mais de 35 anos, sem que de lá até hoje se tenha feito qualquer monitorização/manutenção no molhe de proteção”.