JSD/Açores: Candidaturas à Universidade de Verão já começaram a chegar
Publicado em 11 de Junho, 2018

As primeiras candidaturas à Universidade de Verão-Açores (UV Açores) começaram a chegar, depois de a organização as ter aberto às zero horas desta segunda feira. O evento, a cargo da JSD e do PSD/Açores, realiza-se este ano na ilha de Santa Maria, entre 30 de agosto e 2 de setembro.

No fim de semana, o conselho regional da JSD/Açores aprovou o regulamento de mais uma edição do certame. Agora, “está dado o segundo passo para a definição dos 30 alunos que terão lugar na quinta edição, com a abertura das candidaturas”, diz Flávio Soares, presidente da JSD/Açores.

“Qualquer jovem, entre os 16 e os 30 anos, pode apresentar a sua candidatura à UV Açores. Na edição deste ano, queremos conhecer melhor os alunos que se vão formar naquela verdadeira escola política, pedindo que os mesmos se apresentem, da forma mais criativa e completa possível, num pequeno texto ou vídeo”, explica o dirigente.

Flávio Soares sublinha que a UV Açores “está aberta a todos os jovens açorianos, militantes ou não, porque a preocupação são as ideias e não o cartão de militante”, explica.

Aquela que é a maior iniciativa de formação política nos Açores, visita agora Santa Maria depois de já ter passado por São Miguel, São Jorge, Terceira e Pico.

O desafio de promover a formação política nos Açores “começou em 2014, com a primeira edição, e nunca mais parou. Já se contabilizaram mais de 100 formados na UV Açores, que recebe todos os anos 30 alunos de todas as ilhas do arquipélago, para quatro dias de aulas e de trabalho”, acrescenta Flávio Soares.

Para o presidente da JSD/Açores, a iniciativa “tem sido valiosa para a formação de quadros políticos que preservam a confiança no futuro dos Açores”, destacando que grande parte dos alunos da UV Açores “acabam por adquirir responsabilidades políticas e comunitárias, mostrando a importância da experiência adquirida nesta iniciativa”, concluiu.

Assim, as candidaturas a esta quinta edição da UV Açores abriram hoje. E todos os jovens, entre os 16 e os 30 anos, se podem candidatar, no endereço www.uv.jsdacores.pt.