Sofia Ribeiro apoia a renovação geracional na Agricultura

Sofia RIBEIRO in the European Parliament in Strasbourg

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu a necessidade de se garantirem apoios adequados para uma renovação geracional no setor agrícola. A Social-democrata falava esta segunda-feira, 28 de maio, na Sessão Plenária de Estrasburgo, no debate que pretendeu avaliar a implementação de ferramentas da PAC a favor dos jovens agricultores na UE após a reforma de 2013, onde participou o Comissário da Agricultura, Phil Hogan.

Sofia Ribeiro lembrou que é através desta renovação que se torna possível “trazer gente nova, novas práticas, novas tecnologias e melhores formas de produzirmos produtos agrícolas, com menos custos, menos riscos para o ambiente, para a saúde humana e de uma forma sustentável”.

A Eurodeputada alertou que esta necessária renovação “não significa tirar a uns para por outros, mas sim para integrar os novos conhecimentos nas práticas seculares dos nossos agricultores mais experientes que têm contribuído, e muito, para o bem público que é a agricultura”.

Em muitos casos, relembrou Sofia Ribeiro, “os jovens já colaboram nas explorações familiares, mas, infelizmente, raramente conseguem ter a sua própria exploração devido às verbas envolvidas para a instalação de novos agricultores”. “Por isso, considero que os jovens agricultores deveriam ter uma majoração nos apoios sempre que assumam a responsabilidade de explorações familiares, de modo a continuar esta atividade, até porque, como sabemos, os jovens têm maiores dificuldades de acesso ao capital”, realçou.

“É fundamental que a União Europeia permita uma retirada digna do sector dos mais experientes, com apoios claros, abrindo desta forma espaço para os mais jovens”, finalizou Sofia Ribeiro.