Reunião da Bilateral voltou a não apresentar Plano de Descontaminação para a Terceira
Publicado em 24 de Maio, 2018

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República consideram que a 39ª Reunião Bilateral entre Portugal e os Estados Unidos da América “defraudou as expetativas e os compromissos firmados, voltando a não apresentar um plano para a necessária descontaminação total dos solos e aquíferos da Ilha Terceira”.

Berta Cabral e António Ventura referem-se ao encontro de ontem, sublinhando que esperavam “que as coisas fossem diferentes, mas tudo resultou novamente numa aparente conversa”, pois, “para além de um conjunto de novas intenções, nada de concreto foi anunciado”, lamentam.

Os parlamentares do PSD/Açores alentavam que fosse apresentado, “de forma clara, um plano com financiamento, calendarização, objetivos, transparência e monitorização. Pois era isso que estava prometido, e era isso que se esperava com responsabilidade”, avança António Ventura.

“Afinal, somos confrontados com declarações que apontam para incertezas no que poderá vir a ser realizado. E fala-se em planeamento, quando se queria uma ação real”, critica o deputado.

Para Berta Cabral e António Ventura, “o resultado da reunião foram, afinal, mais compromissos sem a devida consequência, mais publicidade sem prática e, acima de tudo, o atirar novamente para a frente do problema da descontaminação dos solos e aquíferos. Ou seja, para outras reuniões da Bilateral ou mesmo para outras validações”, lamentam.

“Com mais ou menos palavras, ouvimos uma comunicação muito semelhante à da última bilateral. O Presidente do Governo dos Açores diz que a reunião foi construtiva, mas onde está o plano?”, questionam os deputados do PSD/Açores.

Assim, Berta Cabral e António Ventura vão avançar com um requerimento “para chamar o Ministro dos Negócios Estrangeiros à Comissão dos Negócios Estrangeiros, de forma a prestar as devidas explicações sobre as conclusões desta 39ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América“, concluíram.