Governo não cumpre com criação de núcleos de apoio a vítimas de violência doméstica nos hospitais

O grupo parlamentar do PSD/Açores entende que o governo regional deve cumprir a promessa de criação de núcleos de apoio às vítimas de violência doméstica nos hospitais da Região, anunciada no II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, cuja vigência se iniciou em 2014 e termina em este ano.

Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado social-democrata Carlos Ferreira relembrou que a Região “apresenta a mais alta taxa de incidência deste flagelo a nível nacional.

“O funcionamento destes núcleos, com técnicos formados para o apoio às vítimas de violência doméstica, pode ser um instrumento importante para melhorar a qualidade do serviço hospitalar que lhes é prestado e para aumentar a sua confiança nas instituições públicas”, sublinhou.

O parlamentar do PSD/Açores alertou para o facto de estar a aproximar-se o final de vigência do plano em vigor, “sem que até à data tenha sido criado qualquer núcleo ou exista verba prevista no Plano e Orçamento”.

Nesse sentido, Carlos Ferreira questionou se o governo regional “vai ou não cumprir a promessa de criar esta valência nos hospitais, qual o calendário previsto e os moldes de funcionamento dos núcleos, tendo em vista melhorar o atendimento e apoio às vítimas de violência doméstica que têm necessidade de ser assistidas nos hospitais”.