Comunicado: Instalação do ILS no aeroporto do Pico
Publicado em 28 de Maio, 2018
A resposta do Governo Regional ao requerimento do PSD sobre a entrada em funcionamento do ILS no aeroporto do Pico apenas vem adensar as dúvidas sobre este processo.
 
Já passaram precisamente 13 anos desde o primeiro anúncio do Governo Regional socialista, que em 25 de maio de 2005 prometeu a instalação do ILS no aeroporto da ilha do Pico.
 
Passado todo este tempo, o Governo Regional não se compromete com prazos para a entrada em funcionamento do ILS, afirmando apenas que foi enviado para a ANAC para efeitos de certificação.
 
O Governo Regional continua assim a adiar o cumprimento de uma promessa que fez aos picoenses há 13 anos.
 
Nada garante, neste momento, que no próximo outono/inverno o ILS esteja já em funcionamento, prolongando-se uma situação muito prejudicial para o Pico, que tem sido “cercada” a nível das acessibilidades. 
 
O PSD entende que a instalação do ILS no aeroporto do Pico é essencial, pois permite melhorar as condições de aproximação das aeronaves em condições de visibilidade reduzida.
 
A instalação do ILS permitiria dotar o aeroporto do Pico de mais um meio de segurança e operacionalidade.
 
Infelizmente, o Governo Regional do Partido Socialista prefere continuar a adiar a instalação de um sistema essencial para fazer crescer o aeroporto do Pico, prejudicando a economia da ilha.
 
Os Deputados
 
Marco Costa
Jorge Jorge