Carlos Ferreira e Luís Garcia requerem ao Governo dados sobre lugares disponibilizados e lugares utilizados na Azores Airlines e Sata Air Açores

Os deputados dos PSD/Açores eleitos pelo Faial, Carlos Ferreira e Luís Garcia, requereram hoje ao Governo regional o envio ao parlamento açoriano de dados sobre o número de lugares disponibilizados e o número de lugares utilizados nas rotas operadas pela Azores Airlines e pela SATA Air Açores de 2013 a 2017.

Os deputados explicam que em causa está a decisão do executivo e da SATA de reduzir o número de voos e de lugares disponibilizados para o Faial na rota direta Lisboa-Horta-Lisboa e nas ligações inter-ilhas, uma decisão que, segundo a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, tem por critério a análise da relação entre os lugares oferecidos e os lugares utilizados no ano anterior.

“A senhora secretária regional, em audição parlamentar onde esteve também presente o presidente da SATA, alegou que este tinha sido o critério para reduzir o número de voos e de lugares disponibilizados para o Faial e garantiu ainda que o mesmo critério está a ser aplicado a todas as rotas”, lembra Carlos Ferreira.

Segundo o deputado, “é imprescindível conhecer os dados que sustentaram decisões tão relevantes para a vida dos açorianos e dos faialenses, em particular”.

Carlos Ferreira explica ainda que no requerimento é pedido ao Governo regional que envie os dados numéricos referentes a passageiros que optam por voos com escala, ao invés do voo direto, ou que são obrigados a aceitar essa opção face à política de tarifas praticada pela companhia aérea detida pela Região.

“O senhor presidente SATA, durante a audição na Comissão de Economia, afirmou que, para a SATA, o que releva para efeitos de contabilização é o destino final do passageiro. Face a esta declaração, é imprescindível que se perceba até que ponto as opções dos passageiros são ou não condicionadas pela SATA”, afirma.