Partido Socialista bloqueia a democracia na Região com chumbos sucessivos de audições na Comissão Parlamentar de Economia

Os deputados do PSD/Açores na Comissão de Economia denunciaram hoje “mais um bloqueio à democracia na Região por parte do PS”. Em causa está o chumbo da maioria socialista à proposta do PSD/Açores para ouvir, entre outros, Vasco Cordeiro e Carlos César sobre iniciativas legislativas sobre transportes.

“Aquilo a que se assistiu hoje, na Subcomissão Permanente de Economia, foi ao Partido Socialista, como é seu hábito, ao longo destes 22 anos de poder na Região, a proteger os seus e a condicionar a democracia e a transparência nos Açores”, explica Luís Rendeiro, deputado do PSD/Açores, no final da reunião.

Os deputados do PSD/Açores propuseram que Vasco Cordeiro, presidente do Governo regional, e Carlos César, ex-presidente do executivo açoriano, prestassem esclarecimentos aos deputados sobre uma proposta do partido que visa a construção de um Cais de Cruzeiros na ilha Terceira, promessa que se arrasta desde os mandatos de Carlos César e reiterada por Vasco Cordeiro.

No entanto, “o PS impediu que estes responsáveis políticos prestassem esclarecimentos aos deputados, mesmo sabendo serem estas as duas personalidades políticas com maiores responsabilidades na Região em matéria de construção ou não construção de terminais de cruzeiros”, frisa Luís Rendeiro.

Os deputados do PS inviabilizaram também a diligência do PSD/Açores para que fossem ouvidos, na Comissão, os presidentes das câmaras municipais de Angra do Heroísmo, da Calheta e de Santa Cruz da Graciosa no âmbito de uma proposta do PSD/Açores que visa a reestruturação da operação da Atlântioline.

“A audição destes três autarcas é essencial porque lideram os municípios mais prejudicados pela reorganização da operação da Atlânticoline depois do acidente com o navio ‘Mestre Simão’, acidente esse que levou à suspensão da Linha Lilás da referida empresa pública de transportes marítimos”, explica o deputado

O PSD/Açores, através do seu projeto de resolução que visa a reestruturação da operação da Atlânticoline, defende a reposição da ligação marítima entre Angra do Heroísmo, Terceira, e a Calheta, em São Jorge, bem como a realização de, pelo menos, um toque diário dos navios em todas as ilhas do Grupo Central.

“O PSD/Açores quer trabalhar com transparência, verdade e rigor pelo desenvolvimento das nove ilhas dos Açores e não aceita que o PS continue a usar a sua maioria para condicionar a democracia na Região e encobrir os erros da sua governação”, assegura Luís Rendeiro, deputado do PSD/Açores.