António Ventura defende posição estratégica mundial do porto da Praia da Vitória
Publicado em 13 de Abril, 2018

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, defendeu ontem a posição estratégica mundial do porto da Praia da Vitória, exigindo respostas “aos dois partidos que suportam o governo”, uma vez que o PS “nada diz” sobre o impasse que está a afetar aquela estrutura comercial e portuária.

O social democrata falava durante o debate sobre “A Economia do Mar e o Setor Marítimo-Portuário”, onde questionou o BE e o PCP – partidos que suportam o governo de António Costa – sobre a questão, lembrando que, “já por duas vezes, em Comissão, a senhora ministra do mar disse que a questão dos investimentos naquela estrutura cabe ao governo regional. E o PS permanece em silêncio, relativamente a esse assunto”, adiantou.

António Ventura lembrou que, “em meados de 2015, foi enviado ao Governo da República, o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), onde o Governo Regional reivindica um investimento de 77 milhões de euros no porto da Praia da Vitória”.

Recordando igualmente que, “a 30 de abril de 2016, os dois governos assinaram uma declaração conjunta, onde o texto já muda, e o que era um investimento já passa por criar condições para permitir uma candidatura ao Plano Juncker”, afirma.

O deputado do PSD acusa o PS de ter “mudado de posição”, uma vez que, entretanto, “houve eleições legislativas nacionais”. Daí que queira, efetivamente, saber “qual é a posição das bancadas que apoiam este governo, relativamente ao porto da Praia da Vitória”.

Para António Ventura, “a ação deste governo assenta na aparência e não na realidade” e, quando “já estamos a mais de metade da legislatura, e aquilo que já foi uma exigência do Governo Regional face a Lisboa, continua por cumprir, é preciso saber com o que contamos”, sublinhou.

“Há um fazer de conta que se vai investir, e nada acontece, pelo que é altura do PCP e do BE se pronunciarem sobre esta importante questão”, concluiu o parlamentar açoriano.