PSD defende importância da posição geostratégica dos Açores

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República fez hoje aprovar um projeto de resolução que valoriza a posição geostratégica dos Açores e da Madeira, visando “a criação de oportunidades, no domínio de várias temáticas, que em muito podem contribuir para o progresso da nossa Região e de Portugal pela criação de riqueza e emprego”, avançou António Ventura.

O deputado realçou que, “uma vez mais, O PSD foi pioneiro nesta Assembleia, num tema que muito importa aos Açores, como a sua posição geostratégica e a sua geopolítica. E o que propusemos foi uma articulação institucional, para valorizar a politica da geografia, colocando-a numa prioridade de longo tempo para Portugal”, explica.

António Ventura sublinha que deve haver “uma articulação prospetiva e que não pare no tempo. Queremos que se produza conhecimento negociador, capaz de avaliar para onde vamos e como vamos, e capaz de identificar a previsibilidade das oportunidades”.

A proposta social democrata defende que o Governo da República “atue de forma institucional, politica e jurídica, para saber, de forma constante, das vantagens e dos desafios da posição geoestratégica e geopolítica dos Açores”.

Acresce que o PSD considera fundamental que, numa próxima Revisão Constitucional, “seja reforçado o direito de participação das Regiões Autónomas nas negociações de tratados e acordos internacionais, que lhe digam respeito, bem como nos benefícios deles decorrentes”.

“Além disso, é essencial um conhecimento essencial para posicionar a Região e Portugal no âmbito do investimento Europeu e mundial, pois nenhum país ou região progride sem conhecimento”, explica o parlamentar.

Segundo António Ventura, a resolução hoje aprovada “permitirá consubstanciar a nossa afirmação Autonómica no contexto europeu e internacional, uma situação que é sempre motivo de orgulho para Portugal”.

O deputado do PSD/Açores no plenário nacional realçou igualmente que, “para além das evidências de circunstância e de oportunidades de hora, teremos de ser capazes de agir, localmente, na construção de um Conceito Regional Estratégico que proporcione uma linha de orientação”, concluiu.