PSD/Açores alerta que não há margem para mais erros no porto da Horta

O grupo parlamentar do PSD/Açores alertou, no parlamento açoriano, para a necessidade de as próximas intervenções no porto da Horta, na ilha do Faial, serem “devidamente estudas e refletidas” para “evitar mais erros que possam vir a comprometer a segurança e a operacionalidade daquela infraestrutura”.

Segundo Luís Garcia, deputado do PSD/Açores eleito pelo Faial, “devem ser inclusivamente avaliadas e propostas soluções para corrigir ou atenuar os problemas causados pela orientação dada ao novo cais construído a norte da baía” no decorrer do investimento público realizado naquele porto que, frisou, assume um papel determinante no desenvolvimento do Faial e da Região.

O parlamentar lamentou ainda que, perante os problemas já identificados na infraestrutura, consequência da primeira fase das obras, e após várias alterações aos projetos, o Governo e o PS não estejam disponíveis para encomendar uma auditoria técnica ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Luís Garcia deixou ainda críticas à forma como o executivo açoriano tem conduzido o processo relativo aos investimentos no porto da Horta, “enganando e entretendo os faialenses com promessas nunca concretizadas, com milhões nunca investidos e com projetos que subvertem as promessas feitas”.

“Se na primeira fase, perante a grande contestação dos faialenses face à diminuição imposta no novo cais, o Governo disse: ou é isso ou é nada, agora o Governo não o diz claramente e vai apresentando versões controversas de projetos à espera da contestação e, assim, obtendo argumento para não fazer o investimento”, concluiu o deputado.

Também Carlos Ferreira, deputado do PSD/Açores eleito pelo Faial, salientou que a “missão dos governantes numa baía com condições naturais privilegiadas está facilitada”, mas sublinhou que “as alterações impostas ao projeto do molhe norte inviabilizaram o acolhimento de navios de cruzeiros de grande dimensão e causaram danos graves no estado do mar na bacia sul do porto”.

“Se o PS está tão seguro do que fez na baía da Horta, então que viabilize a auditoria ao LNEC”, desafiou o deputado perante o presidente do Governo.

“O Faial tem um porto com condições naturais extraordinárias que devem ser potenciadas e não destruídas”, concluíram Carlos Ferreira e Luís Garcia, garantindo que “os faialenses estarão muito atentos para não permitir que se cometam mais erros no seu porto”.