PS recusa protesto contra as declarações de ministros da República que atentam contra os interesses da Região

O grupo parlamentar do PSD/Açores condena o chumbo do PS a uma iniciativa legislativa que exigia à República que assuma as suas responsabilidades na descontaminação da Terceira e que protestava contra as “lamentáveis declarações de ministros da República” atentatórias dos interesses da Região.

César Toste, deputado do PSD/Açores eleito pela Terceira, que falava no parlamento açoriano após o chumbo socialista a uma proposta de pronúncia própria da Região sobre o processo de descontaminação da Terceira, considerou “inexplicável” a posição do PS face ao “maior problema ambiental dos Açores”.

“O PSD/Açores não desiste de dizer que a descontaminação da ilha Terceira deve ser considerada uma causa nacional. Esta posição do PS é inexplicável, na medida em que o PS confirmou que é incapaz de exigir à República que assuma as suas responsabilidades legais e políticas neste processo”, garantiu.

O parlamentar assegurou que os social-democratas açorianos estão ao lado do executivo regional para exigir ao Governo da República que assuma as suas responsabilidades, apesar das repetidas declarações dos Ministros do Negócios Estrangeiros, da Defesa e do Ambiente sobre a descontaminação da ilha.

“O projeto de resolução proposto pelo PSD/Açores reflete o respeito que o Governo da República e este parlamento devem ter pelos terceirenses e pelos açorianos. O PS acaba de demonstrar, com o seu voto contra, que é incapaz de por os interesses dos Açores acima dos seus interesses partidários”, lamentou o deputado no final do debate.

César Toste lembrou ainda que no passado a Assembleia Legislativa dos Açores foi capaz de se unir em outras situações que lesavam os interesses da Região, capacidade essa que não foi renovada sobre aquele que, repetiu, “é o maior problema ambiental da Região e que deve ser considerado uma causa nacional”.

A contaminação por hidrocarbonetos nos solos e aquíferos na ilha Terceira resulta das estruturas de abastecimento de combustíveis ao serviço das forças norte-americanas estacionadas na Base das Lajes, na Praia da Vitória.

A contaminação, segundo estudos técnicos, evolui daquele concelho para toda a ilha Terceira, onde existe uma alta taxa de incidência de cancro.

“Quanto mais tempo as gerações da Terceira vão estar expostas a essa poluição e a todos os riscos a ela inerentes”, questionou o deputado no debate sobre a iniciativa do PSD/Açores, chumbada pelo PS, que apelava ainda à intervenção do Presidente da República para que sejam garantidos os direitos da Região.