Praia da Vitória necessita de um Plano excecional de análises de água

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, propôs hoje, aquando da audição ao Ministro do Ambiente, “que seja estabelecido um plano excecional de análise de água para o concelho da Praia da Vitória, contemplando outros parâmetros, e tendo em conta a condição diferenciadora da contaminação dos solos e aquíferos por hidrocarbonetos”, referiu.

Segundo os social democrata, “a qualidade da água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória está dentro da legislação em vigor. Porém, vários especialistas têm alertado para a necessidade de se procurarem outros componentes, como o Naftaleno, que não tem valor paramétrico em Portugal, mas cuja presença na água já foi detetada pelos norte-americanos”, alertou.

“Por isso, a água é tratada pelo processo de osmose inversa, que lhe retira este e outro os componentes”, explicou António Ventura, recordando que “o relatório realizado pelos norte-americanos em 2003 já referia que a qualidade da água se estava a degradar”.

“Aliás, o Governo esconde este Relatório, que se intitula “Final Enviromental Baseline Survey Report for Lajes Field”, e que várias vezes solicitamos”, frisou o parlamentar açoriano.

Segundo António Ventura, é o Governo, “como primeiro responsável pelo Acordo da Base das Lajes, que deve ter a responsabilidade de suportar financeiramente um plano excecional de análise de água, a ser cumprido por uma entidade internacional”, defende.

“Trata-se de promover a confiança, a credibilidade, a transparência e, acima de tudo, a segurança das populações em termos de saúde”, diz o deputado.

Para António Ventura”, é essencial identificar quais os componentes a procurar, e comtemplar os mesmos nas análises, de forma periódica”, concluiu.