Contaminação dos solos e aquíferos da Terceira é um problema nacional

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral, considerou hoje que o Ministro do Ambiente “não pode passar ao lado da questão da contaminação dos solos e aquíferos da Ilha Terceira, pois esse é um é um problema nacional”, referiu.

Após questionar João Pedro Matos Fernandes, a social democrata lembrou que “a provar o que dizemos, está o facto de existirem quatro Projetos de Resolução no Parlamento sobre o assunto. O Ministro do Ambiente não pode passar ao lado desta questão”, reforçou.

A deputada eleita pelos Açores quis saber se o Ministério do Ambiente tem conhecimento “de todos os relatórios produzidos pela Força Aérea Americana e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”, bem como “o que pensa o Governo fazer sobre as situações ali identificadas”.

Para Berta Cabral, a problemática da contaminação dos solos e aquíferos da Terceira, decorrentes da presença das forças militares norte americanas na Base das Lajes, “é neste momento uma questão central pelos efeitos que tem na vida das pessoas e pelas repercussões no ambiente e na saúde publica”, frisou.

“O assunto arrasta-se há mais de uma década, e foi documentado num relatório da Força aérea Americana: o American Final Enviromental Base Line Survey Report for Lajes Field”, lembrou a deputada.

Berta Cabral sublinha que, “só em 2012 a questão foi assumida pelas autoridades regionais e nacionais, tendo nessa altura o governo incumbido o LNEC de acompanhar o assunto”

“E, no estudo realizado pelos norte americanos, foram identificados cerca de 30 locais classificados como contaminados com hidrocarbonetos e metais pesados, e mais 17 derrames. A título de exemplo, tudo indica que o Pico do Celeiro tenha dois aterros de aditivos de chumbo localizados no raio de captação de dois furos para abastecimento de água (Areeiro e Pico do Celeiro)”, lembrou.

“Na nossa perspetiva, o que importa é mesmo descontaminar com urgência, e para isso tem de haver um plano de ação, com medidas concretas devidamente calendarizadas e quantificadas”.

“O senhor Ministro vai continuar a fazer de conta que não é nada com o Governo? Ou está disponível para liderar a elaboração e posterior execução desse plano de ação?”, questionou Berta Cabral.