António Ventura quer envolvimento da UAç em iniciativas nacionais que defendem produção açoriana

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, considerou hoje “imprescindível” a participação da Universidade dos Açores (UAç) “no cumprimento de um conjunto de iniciativas do PSD, aprovadas no Parlamento, que podem beneficiar em muito a produção açoriana, nomeadamente ao nível dos agroalimentos”.

Após reunir com os responsáveis pelo Instituto de Investigação e Tecnologia Agrária e do Ambiente, o social democrata frisou que “essas propostas, que vim aqui apresentar, exigem agora uma reivindicação do Governo Regional, que deve identificar à República a UAç como parceira dessa sua participação”, adiantou.

No leque de propostas visadas, António Ventura lembrou a necessidade “de se desenvolver um plano de internacionalização para os produtos agroalimentares dos Açores”, ação que “deve sustentar cientificamente a excelente qualidade intrínseca desses mesmos produtos”, disse.

Também aprovada em Plenário foi a criação de um Comité científico para os agroalimentos, que permitirá “desfazer as campanhas negativas e difamatórias que existem sobre alguns produtos, com o exemplo principal a ser a questão do leite”, frisou o deputado, que lembrou o facto de, nos Açores, “produzirmos 5 vezes mais leite do que o que consumimos, pelo que interessa, de facto defender a qualidade daquele produto”.

Outro projeto do PSD que teve luz verde em Lisboa “tem a ver com o impacto do Brexit, ou seja pretende-se que seja feito um estudo que possa avaliar os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia”.

“A esse nível”, referiu António Ventura, “haverá elementos para que o Governo dos Açores possa reivindicar uma parcela específica de fundos para a Região, mediante uma nova realidade”, explicou.

Ficou ainda dada a garantia de que os deputados açorianos do PSD na Assembleia da República “irão acompanhar o cumprimento efetivo dessas iniciativas, que muito podem favorecer a Região”.

“Para isso, é preciso que o Governo da República cumpra com aquilo que o parlamento deliberou. Assim como o Governo Regional deve, a bem dos Açores, reivindicar a sua participação nessas mesmas iniciativas”, concluiu.