Fim da desinformação vai valorizar setor do leite nos Açores
Publicado em 03 de Janeiro, 2018

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, defende “o fim da desinformação em torno do setor do leite”, de forma “a aumentar a confiança dos consumidores em relação aos produtos láteos e até a aumentar o preço pago aos produtores do setor, nomeadamente nos Açores”.

O social democrata é um dos proponentes do projeto de resolução que recomenda ao Governo da República a criação de um Comité Científico Agroalimentar “capaz de produzir informação credível sobre a alimentação saudável”, uma vez que “o setor alimentar é muitas vezes confrontado com especulações, como acontece com a corrente que tem vindo a veicular que o leite não é benéfico para a saúde. E isso tem impactos nos Açores”, adianta.

António Ventura recorda que “a economia açoriana é baseada na produção de leite, pelo que a existência de um comité que juntasse a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Nutricionistas e as nossas Universidades, pode aumentar a confiança dos consumidores no leite e nos seus derivados”, afirma.

O projeto de resolução sobre a matéria resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho do Leite que, após auscultações, visitas e pareceres, afirma, de forma clara, que “o leite faz bem à saúde”, expressão que o deputado reforça, dizendo que “têm de se evitar as falsas notícias, pois só assim vamos conseguir chegar a novos mercados e tornar o setor mais atrativo para os jovens”.

António Ventura refere ainda que a discussão tem de estar “ao nível nacional e até europeu”, até porque “o preço do leite em Portugal e nos Açores continua a estar na cauda do que é praticado na Europa”, considera.

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República defende a promoção de hábitos e opções alimentares saudáveis, com intervenções educativas junto dos mais jovens, ao nível da transparência da informação, ao nível fiscal e ao nível da investigação e ciência em alimentação e nutrição, entre outras ações.