Comunicado sobre a auditoria aos apoios públicos atribuídos à ARRISCA

Na sequência das notícias sobre uma auditoria da Inspeção Regional da Saúde aos apoios financeiros atribuídos pelo Governo Regional à ARRISCA, o PSD/Açores vem manifestar o seguinte:

A senhora Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, enquanto fundadora e dirigente da ARRISCA, foi pessoalmente beneficiada por decisões tomadas pela direção a que presidia, ao auferir um salário milionário superior a quatro mil euros mensais, pagos com dinheiros públicos.

Está em causa uma verba que excede largamente os valores praticados, quer na administração pública, quer em instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para idênticas funções de técnico superior na área de Psicologia.

Quem gere apoios públicos desta forma abusiva e em benefício pessoal, como fez a Dra. Suzete Frias enquanto presidente da ARRISCA, não pode continuar a merecer confiança política para administrar dinheiros públicos.

O PSD/Açores entende que a Dra. Suzete Frias não reúne condições para continuar no cargo de Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências e deve demitir-se imediatamente.

Apesar da forma abusiva – e em benefício próprio – como a Dra. Suzete Frias geriu apoios públicos enquanto presidente da ARRISCA, o PSD/Açores acredita que este caso não põe em causa o trabalho meritório dos atuais técnicos e funcionários da instituição.

O PSD/Açores não confunde o que agora vem a público e atinge uma instituição em particular com o trabalho de centenas de voluntários que, por toda a Região, asseguram, sem qualquer interesse pessoal e sem remuneração, o funcionamento de dezenas de IPSS que se substituem ao Estado no auxílio àqueles que mais precisam.

Estas pessoas merecem o reconhecimento do PSD/Açores e, certamente, de todos os açorianos, não podendo ver o seu trabalho manchado por aquilo que se deseja ser uma exceção.

O senhor Presidente do Governo Regional foi cúmplice de toda esta situação, pois conhecia a auditoria da Inspeção Regional da Saúde desde fevereiro de 2016 e nada fez, arrumando o assunto na gaveta.

Pelo contrário, o senhor Presidente do Governo Regional premiou esta utilização abusiva de dinheiros públicos, ao convidar a Dra. Suzete Frias a integrar o Governo Regional em novembro de 2016, nove meses após tomar conhecimento das denúncias feitas na referida auditoria.

O Dr. Vasco Cordeiro, que recentemente se quis fazer passar por paladino da transparência ao anunciar auditorias a diversas entidades que recebem apoios públicos, é o mesmo que escondeu as graves conclusões que constam da auditoria à ARRISCA.

O senhor Presidente do Governo Regional deve explicações aos açorianos sobre este caso. Caso contrário, assume-se como o principal mandante de um sistema político que, após 20 anos de poder, começa a revelar-se profundamente degenerado.

 

A porta-voz do PSD/Açores para questões sociais

Mónica Seidi