PSD acusa Secretário Gui Meneses de mentir no Parlamento

O deputado do PSD/Açores, Luís Rendeiro, acusou hoje o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia de “mentir no Parlamento”, nomeadamente “quando foi questionado pelo PSD sobre investimentos e questões concretas do Açores Air Center, como a não vinda de um supercomputador para a Universidade dos Açores (UAç) e a sua instalação na Universidade do Minho (UM), agora acrescida da tomada de posição do Reitor da UAç sobre a questão”, avançou o social democrata.

“É com grande preocupação que o PSD assiste a esta entrada do PS e do seu governo em que, para criar realidades alternativas, parece valer tudo, inclusive mentir no Parlamento”, refere.

Após as notícias vindas a público, esta semana, “ficamos a saber que a vinda do supercomputador havia sido discutida numa reunião entre o Reitor da UAç e o presidente do governo regional, em abril último”, diz Luís Rendeiro.

Além disso “ficou a saber-se que a UAç estava disponível para receber o supercomputador e capacitada para lidar com a tecnologia em questão, não sendo verdade que não estava preparada para receber uma estrutura daquele tipo, como declarou o secretário regional no Parlamento”, lembrou.

“Mais ainda, a UAç já defendia a instalação deste supercomputador há vários anos, iniciativa que até estava incluída no plano de desenvolvimento do Parque Tecnológico da Ilha de São Miguel, conforme também referiu o Reitor”, recorda o social democrata.

Para Luís Rendeiro, “é preocupante que o Reitor diga que a UAç desconhece qualquer tipo de papel que possa vir a ter no âmbito do Air Center”.

“Ainda por cima depois de, através de um contato informal, o PSD ter ficado a saber que a UM não possui nenhum grupo de trabalho ou projeto ao nível da supercomputação. Ou seja, estará em igualdade de circunstâncias com a academia açoriana”, explicou.

“O que nos faz ver que também o aqui o secretário faltou à verdade, porque o processo só agora está a nascer. E porque se percebe que houve uma clara ultrapassagem do Governo da República face ao Governo Regional na deslocalização de um investimento que seria muito importante”, sublinha o social democrata.

Luís Rendeiro ainda acrescenta que, “registamos com muita tristeza, o facto de, em todos estes projetos ao nível da ciência e da tecnologia, apenas chegarem aos Açores investimentos laterais, fugindo as sedes e o grosso das medidas para outras paragens. E que uma vez mais fique prejudicada a Ilha Terceira, para onde foram anunciados grandes projetos para colmatar a saída dos norte americanos da Base das Lajes”, refere.

“Com este governo parece que vale tudo, inclusivamente mentir no parlamento e fugir às questões dos deputados”, conclui.