Irresponsabilidade do PS inviabiliza proposta do PSD/Açores para projeto de ampliação da pista do aeroporto do Pico, acusam Marco Costa e Jorge Jorge

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico consideram que o chumbo do PS à proposta do PSD/Açores para que a elaboração no próximo ano do projeto de ampliação da pista do aeroporto do Pico é uma “irresponsabilidade política” que resulta de uma “teimosia do Governo” em não querer reconhecer as limitações da infraestrutura.

Marco Costa e Jorge explicam, à margem do debate do Plano e Orçamento da Região para 2018, que o PSD/Açores propôs a introdução no Plano da Região de uma verba de 150 mil euros para aquele projeto porque seria uma forma de ganhar tempo até à entrada em vigor o próximo Quadro Comunitário de Apoio no pós-2020.

“Andamos a perder tempo com uma obra que consideramos ser uma inevitabilidade e, assim sendo, entendemos que o processo de elaboração do projeto podia começar já no próximo ano até para evitar que se perca mais tempo com a realização do mesmo depois da entrada em vigor do próximo Quadro Comunitário de Apoio”, explica Marco Costa.

Segundo o parlamentar, o aeroporto do Pico “é o único detido pelo Governo dos Açores com gateway para o exterior da Região” e, neste quadro, “é determinante para a estratégia do Turismo dos Açores” o que, sublinha, justifica “um investimento para a Região”.

“Não havendo enquadramento no atual Quadro Comunitário de Apoio seria responsável se avançássemos já para a elaboração do projeto para que no pós-2020, e depois de orçamentado no próximo Quadro Comunitário de Apoio, se arrancasse para a execução do projeto de ampliação sem perder mais tempo”, reforça.

Marco Costa salienta ainda que a ampliação da pista do aeroporto do Pico reforçaria a centralidade do Triângulo do ponto vista económico na medida em que “se iria assumir como um aeroporto determinante para o fluxo turístico nas três ilhas que o compõem”.

Os deputados do PSD/Açores defenderam também no parlamento açoriano mais três propostas de alteração ao Plano Regional para 2018 que beneficiariam a ilha do Pico.

É o caso da proposta para a requalificação da Praceta dos Baleeiros, em São Roque; para a construção do Porto de São Roque e para a construção do posto de abastecimento de combustíveis na Marina das Lajes, “obras que foram prometidas pelo Governo mas que nunca chegaram a ser executadas, embora seja urgentes paras as gentes do Pico”.

Todas essas propostas do PSD/Açores foram também chumbadas pela bancada maioritária do PS que apoio ao Governo, no que os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico classificam como um claro sinal de desinvestimento do executivo naquela ilha.

“Sabemos que o Governo foi eleito para governar mas não admitimos que os Picoenses sejam consecutivamente enganados por obras inscritas nos orçamentos que não chegam a ser executadas, como se repete neste documento. O PS valoriza este orçamento com as mesmas obras que foram inscritas nos últimos dois anos”, notam Marco Costa e Jorge Jorge.