Governo da República desconhece os princípios do PREIT
Publicado em 21 de Dezembro, 2017

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, considerou hoje que o Governo de António Costa “desconhece os princípios do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), tantas são as incoerências que os seus vários ministros vão revelando, sempre que lhes são colocadas questões sobre o assunto”, adiantou.

O social democrata questionou desta feita o Ministro da Educação, recordando-lhe que o Governo da República tem um nível de responsabilidade direta no PREIT, com um montante de cerca de 300 milhões de euros, mas querendo saber dados sobre “as parcerias com Universidades e Institutos nos Estados Unidos da América, que deviam ser pagos diretamente pelo governo”, referiu.

“Estamos a falar de um capítulo do PREIT que encerra cerca de 29,7 milhões de euros anuais”, sendo que o plano “foi elaborado pelo Governo Regional e enviado à República em finais de 2015. Já passou 2016 e 2017 está no fim, pelo que é preciso saber o que foi feito a esse nível pelo Ministério da Educação”, explica o deputado.

“Embora tivesse dito que a questão não era diretamente com o seu ministério, o certo é que o Sr. Ministro assumiu a resposta do Governo”, frisa António Ventura, sublinhado que Tiago Brandão Rodrigues “atirou as responsabilidades do PREIT para a Universidade dos Açores e não respondeu sobre os 29,7 milhões de euros anuais para as referidas parcerias”.

O deputado do PSD/Açores reforça que, “uma vez mais fica comprovado que o Governo da República não conhece o PREIT. E que os ministros são apanhados de surpresa em quase todas as questões, quando queremos aferir qual o seu grau de cumprimento em relação àquela iniciativa”, concluiu.