Deputados do PSD na AR impedidos de visitar livremente a esquadra da PSP na Graciosa
Publicado em 04 de Dezembro, 2017

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, consideraram hoje “intolerável” não terem tido autorização para visitar as instalações da esquadra da PSP em Santa Cruz da Graciosa, assim como “não termos tido informações sobre o funcionamento daquela unidade, no seguimento de ordens superiores recebidas pela mesma. O que nos fará pedir explicações diretamente ao Ministro da Administração Interna”, afirmou a deputada.

Segundo Berta Cabral, os parlamentares social democratas, no âmbito da sua visita oficial à Ilha Graciosa, tinham agendada “uma reunião de trabalho com o comandante e chefe da esquadra da PSP da ilha, bem como uma visita às instalações”, explicou.

“Fomos efetivamente recebidos, com amabilidade pelo comandante Cota, que nos disse estar impedido de nos dar qualquer tipo de informação, quer estatística quer sobre os meios disponíveis para a PSP local exercer a sua atividade, assim como também não poderíamos visitar as instalações”, explicou.

Para a deputada do PSD/Açores, trata-se de “uma situação intolerável e que nos faz lembrar uma espécie de lei da rolha”, criticou.

Na sequência do ocorrido, o grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República vai solicitar a audição parlamentar do Ministro da Administração Interna, “para saber que critérios são esses e como é possível sonegar informação a um órgão de soberania”, afirmou Berta Cabral.

A também vice-presidente da bancada social democrata salientou que os deputados da Assembleia da República “têm a obrigação de tomar conhecimento de como funcionam os serviços do Governo no seu círculo de eleição. Não vamos pactuar com essa falta de transparência, sendo que o ministro tem de dar informações à Assembleia da República sobre o sucedido”, sublinhou.

A visita de dois dias dos deputados à Ilha Graciosa inseriu-se “no compromisso eleitoral assumido em 2015, de ouvir os açorianos das várias ilhas e de estar presente junto dos seus problemas e dos seus anseios”, referiu também a parlamentar.

Além da visita à PSP, Berta Cabral e António Ventura reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunindo também com associações locais de agricultores e de pescadores, de forma “a estarmos a par da realidade da Graciosa, também ao nível dos seus principais setores económicos, para que possamos intervir da melhor forma em prol do desenvolvimento da Região”, concluíram.