Duarte Freitas propõe criação de Apoio Energético Solidário

O presidente do PSD/Açores propôs a criação do Apoio Energético Solidário, que tem por objetivo comparticipar as despesas das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) em energia elétrica.

“As entidades públicas da nossa Região devem assegurar que as IPSS têm todas as condições para ajudar quem mais precisa. Nestas instituições, pela natureza dos serviços de apoio social que prestam, os custos energéticos assumem valores elevados e por vezes incomportáveis”, afirmou Duarte Freitas, após um encontro com a direção da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores, na Praia da Vitória.

O líder dos social-democratas açorianos anunciou que o partido vai apresentar, no debate do Plano e Orçamento para 2018, uma proposta para criar uma comparticipação mensal dos valores das faturas de energia elétrica de cada IPSS”.

“Entendemos que o Apoio Energético Solidário é uma medida inovadora e inteligente, além de inteiramente justa, pois constitui o reconhecimento, por parte das entidades públicas, do papel insubstituível das IPSS no apoio social prestado a milhares de açorianos”, disse.

Duarte Freitas sublinhou que, “embora já existam outras comparticipações públicas ao funcionamento das IPSS, a verdade é que esses apoios raramente cobrem as despesas e encargos das instituições”.

O presidente do PSD/Açores explicou que o Apoio Energético Solidário prevê também majorações para as IPSS que reduzam os consumos anuais de energia elétrica em comparação com o ano de referência de 2016.

Duarte Freitas enalteceu ainda o “grande trabalho” feito pelas IPSS nos Açores, nomeadamente no apoio “aos que mais sofrem”, e a importância que a economia social e solidária têm no desenvolvimento da Região.

“Nos Açores há cerca de 240 instituições de solidariedade social. Estas empregam mais de quatro mil pessoas e prestam serviço a cerca de 30 mil açorianos. Estes números mostram bem a importância da IPSS na Região”, concluiu.