Alguém mente sobre os usos adicionais da Base das Lajes
Publicado em 21 de Novembro, 2017

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, quer saber que suporte político e documental possui o Ministro dos Negócios Estrangeiros “para afirmar que a Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) pondera usos adicionais para a Base das Lajes”, uma vez que anunciou, com grande pompa e circunstância, e em primeira mão, que o Orçamento norte-Americano continha um estudo nesse sentido”.

“Alguém deve estar a mentir sobre este assunto, uma vez que, no dia seguinte, o presidente do Governo Regional dos Açores desmentiu o Ministro, e exigiu rigor nas suas declarações”, refere o social democrata.

“Vasco Cordeiro considerou que a proposta da Câmara dos Representantes não teve aceitação no Senado e na formulação final da Lei do Orçamento da Defesa dos Estados Unidos para 2018. Ou seja, estamos perante duas versões contraditórias de dois governantes, e importa saber onde está a verdade, aliás a postura de um governo de bem deve assentar na verdade”, frisou António Ventura.

O deputado avança que “as questões são simples”, explicando que o Governo da República “deve explicar se refuta o desmentido do Presidente do Governo Regional e, caso assim seja, deve então adiantar que usos adicionais estão previstos para estudo pela Defesa Norte-Americana”.

António Ventura considera que a dissonância entre o Presidente do Governo Regional e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, “nada abona a favor do desejado sucesso nas negociações com os EUA”, acrescentando que “em dezembro ocorrerá uma nova reunião da bilateral, no âmbito do Acordo da Base das Lajes, e é preciso saber que temas estão agendados, sendo de evitar qualquer tipo de divergência”, concluiu.