Governo regional não está a dar resposta às reclamações dos marienses sobre os horários da SATA

O deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria alertou o Governo regional para o facto de a alteração ao horário de inverno das ligações da SATA Air Açores entre Santa Maria e São Miguel não responder às necessidades da população daquela ilha, sobretudo à dos marienses que se deslocam a Ponta Delgada para receber tratamento médico.

Paulo Parece, num requerimento entregue no parlamento açoriano, apela ao executivo regional para que intervenha junto da transportadora aérea açoriana no sentido de garantir que se mantêm as ligações entre as duas ilhas à segunda e sexta-feira às 7h25 e às 19h35.

“Os voos de segunda e sexta-feira são utilizados preferencial e maioritariamente por utentes do Centro de Saúde de Vila do Porto que se deslocam a São Miguel para efetuarem consultas e tratamentos médicos, e devem, por isso, possibilitar a ida e o regresso no mesmo dia”, explica o parlamentar social-democrata açoriano.

Ora, a programação de inverno da SATA Air Açores para Santa Maria, divulgada recentemente, não garante o regresso atempado dos utentes do Serviço Regional de Saúde a casa, isto é, em quase todos os casos, o horário proposto implicará uma pernoita em São Miguel, com custos acrescidos, além do desconforto para quem se encontra fragilizado.

“Admite o Governo regional instruir a SATA no sentido de proceder à alteração do horário de e para Santa Maria da SATA Air Açores nos dias indicados, no sentido de melhor servir os marienses e atender assim às suas justas reivindicações”, questiona no requerimento o deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria.

Paulo Parece salienta ainda que, se o voo da noite à segunda e sexta-feira for reposto para as 19h35, “não só são beneficiados os marienses que vão a São Miguel e pretendem regressar no mesmo dia a Santa Maria, mas também todos os que vão a São Miguel apanhar um voo para Lisboa”.

A SATA Air Açores é uma companhia aérea de capitais exclusivamente públicos e, como tal, está obrigada ao cumprimento de Obrigações de Serviço Público. De há alguns anos a esta parte, Santa Maria tem sido servida com 9 voos semanais, sendo que há segunda e sexta-feira existem dois voos: um ao início da manhã e outro ao final da tarde.

“O grupo parlamentar do PSD/Açores considera que a SATA, com o aval do Governo dos Açores, designadamente da secretaria regional dos Transportes, não atendeu às reais necessidades nem às justas reivindicações e reclamações dos marienses, ao não corrigir a situação nos horários publicados”, sustenta Paulo Parece.