Comunicado PSD/Açores: Governo destrói Sinaga após ter sido o seu pior gestor

COMUNICADO

Governo destrói Sinaga após ter sido o seu pior gestor

A decisão anunciada pelo Secretário Regional de Agricultura e Florestas, de transformar a Sinaga num mero armazém de empacotamento de açúcar, é bem reveladora da desastrosa vocação do Governo Regional para destruir capitais públicos dos Açorianos em sucessivos atos de má gestão.

O Governo Regional comprou a maioria do capital da SINAGA em 2010, com o objetivo de quadruplicar a produção de beterraba e vender a empresa a privados em 2013.

Sete anos após a intervenção do Governo Regional, a empresa está numa situação de falência técnica, com um passivo de quase 27 milhões de euros, soma prejuízos consecutivos e sofre de um total estrangulamento de tesouraria.

A incompetência da governação socialista está à vista de todos: na campanha de 2009, antes do Governo Regional entrar na SINAGA, a área cultivada de beterraba foi de 170 hectares. Sete anos depois, esse número caiu quase para metade.

Ou seja, a gestão desastrosa de sucessivos governos socialistas conduziu ao desmantelamento de uma empresa histórica para os Açores e à destruição da secular cultura da beterraba.

A decisão agora anunciada pelo Governo Regional dos Açores é contrária a todos os fundamentos das suas decisões anteriores, deixando a Sinaga de ser uma fábrica de transformação de beterraba para ser uma unidade de empacotamento de açúcar importado.

A Sinaga deixa assim de cumprir a sua missão de interesse agrícola na Região.

O PSD/Açores manifesta a sua total solidariedade para com os trabalhadores da empresa, que não têm quaisquer responsabilidades na desastrosa gestão do Governo Regional, e defende que os seus rendimentos têm de ser integralmente salvaguardados.

Destruídas que estão a Sinaga e a cultura da beterraba na ilha de São Miguel, só resta ao Governo Regional assumir a sua responsabilidade política nesta situação e pedir desculpa aos Açorianos pelo seu absoluto falhanço na gestão da empresa.

Ao Governo Regional exige-se igualmente que esclareça, o mais rapidamente possível, em que moldes a Sinaga vai continuar a operar e de que forma vão ser garantidos todos os postos de trabalho.

Após mais este descalabro da governação do PS, que se tornou especialista em desperdiçar dinheiros públicos e destruir empresas históricas para os Açores, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores vai requerer a presença, com carácter de urgência, na Comissão de Economia, do Secretário Regional de Agricultura e do Vice-presidente do Governo, que foi quem liderou no Governo o processo de compra da empresa da Sinaga em 2010.