Comunicado da Comissão Política Regional – 14 de outubro de 2017
Publicado em 14 de Outubro, 2017

A Comissão Política Regional procedeu à análise da situação política e dos resultados das eleições autárquicas do passado dia 1 de outubro.

Nestas eleições autárquicas o partido não atingiu os seus objetivos. O PSD/Açores pretendia vencer em todos os concelhos e freguesias em que concorreu, ciente da qualidade e credibilidade dos candidatos que apresentou.

O PSD/Açores preparou as eleições autárquicas através de um processo descentralizado, responsabilizador e mobilizador para todas as estruturas do partido na Região.

Deste processo resultaram vitórias e derrotas. Nos concelhos e freguesias em que o PSD/Açores venceu, todo o partido saiu vencedor, da mesma forma que foi perdedor nas autarquias em que não venceu.

Mesmo não atingindo os seus objetivos, os resultados das eleições autárquicas mostram que o PSD/Açores mantém uma sólida presença no poder local da Região. O partido aumentou o número de câmaras a que preside e obteve mais de 41 por cento dos votos, enquanto que o Partido Socialista alcançou 45 por cento.

Estes resultados são um sinal de futuro para o PSD/Açores, que quer ser cada vez mais uma alternativa ao poder socialista.

Nos cinco concelhos em que o PSD venceu, vive quase metade da população dos Açores. Esta é uma grande responsabilidade para o partido. Com muito trabalho, o PSD saberá corresponder às expetativas dos cidadãos dos concelhos que votaram maioritariamente no nosso partido. Mas também nos concelhos em que o PSD é oposição tudo faremos para justificar a confiança dos eleitores.

Concluído o processo eleitoral, a Comissão Política Regional do PSD/Açores deseja que os munícipes sejam todos tratados por igual, independentemente das cores partidárias de cada autarquia.

Nesta reunião, a Comissão Política Regional deliberou implementar um programa de auscultação regular dos militantes através da realização de assembleias de ilha temáticas, executando assim uma medida que integra a Moção Global de Estratégia aprovada pelos militantes. Deste diálogo de proximidade com os militantes e a sociedade açoriana sairão importantes contributos para a ação política do PSD/Açores.

A Comissão Política Regional aprovou também a promoção de um conjunto de conferências, cujo objetivo é desenvolver uma reflexão acerca do momento atual da Autonomia e sobre o modo como os Açores e os Açorianos estão a viver a Democracia.

Estas conferências, abertas a toda a sociedade, têm três grandes linhas orientadoras: mais Economia e menos dependência; mais Sociedade e menos desigualdade; menos governo e mais Cidadania.

Em relação às eleições diretas para o PSD nacional, o PSD/Açores não irá mostrar quaisquer preferências, nem dar indicações de voto aos seus militantes. Cada militante é livre de participar ativamente no processo eleitoral em curso.

Na análise que fez à atual situação política, a Comissão Política Regional vê com enorme preocupação a situação vivida nos últimos dias no Serviço Regional de Saúde. O PSD/Açores entende que estes acontecimentos põem em causa a relação de confiança que os Açorianos devem ter com a administração pública regional. Estando em causa o superior interesse público, o PSD/Açores continuará a acompanhar este caso com toda a atenção.

 

Ponta Delgada, 14 de outubro de 2017

A Comissão Política Regional