Carlos Ferreira e Luís Garcia questionam Governo sobre os problemas na piscina da Escola Manuel de Arriaga

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial requereram ao Governo regional esclarecimentos sobre os problemas que estão a ocorrer na piscina do Complexo Desportivo da Escola Manuel de Arriaga, designadamente a alteração da cor da água, uma situação que tem sido motivo de grande preocupação junto da comunidade escolar.

Segundo Carlos Ferreira e Luís Garcia, “há vários meses que a coloração da água da piscina do Complexo Desportivo Manuel de Arriaga se alterou numa clara indicação de que algo não estava bem”, lê-se no requerimento entregue no parlamento açoriano.

Os deputados, que foram alertados por encarregados de educação, alunos, docentes e desportistas, adiantam que, não obstante a preocupação dos seus utilizadores, “as entidades responsáveis só decidiram atuar aparentemente após o avolumar de denúncias, inclusive nas redes sociais”.

Por esse motivo, os parlamentares social-democratas açorianos requereram ao executivo regional uma clarificação sobre qual foi a atuação da entidade responsável pela gestão e manutenção da piscina, da Escola e da delegação de Saúde da Horta perante a ocorrência.

Carlos Ferreira e Luís Garcia consideram que esta situação pode estar a revelar a “existência de problemas de higiene e salubridade na água da piscina” daquele complexo desportivo e, por isso, consideram que a mesma deve ser “profundamente esclarecida”.

“Toda esta situação deve ser profundamente esclarecida com o objetivo de tranquilizar a comunidade escolar e todos os utilizadores da piscina e garantir que todos os procedimentos adequados e exigidos relativos à manutenção, limpeza e tratamento da água da piscina foram e estão a ser cabalmente cumpridos por que tem essa incumbência”, explicam.

Os deputados questionam ainda ao Governo regional sobre “se já é conhecida a causa para alteração da cor da água” daquela piscina e “quais foram os procedimentos adotados para corrigir a situação e garantir a saúde dos seus utilizadores”.