José Manuel Bolieiro compromete-se reforçar apoios às juntas de freguesia citadinas

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, assumiu, esta segunda feira à noite, o compromisso de reforçar os apoios às juntas de freguesia citadinas.

José Manuel Bolieiro falava durante a apresentação da lista do PSD, liderada por José Leal, à junta de freguesia de São Pedro.

Recordando que a câmara adotou um critério de apoio às 24 juntas de freguesia, “sem olhar à cor partidária de cada uma” e tendo em conta a dimensão populacional, geográfica, territorial, fruto da opção da coesão territorial, o candidato afirmou que “fizemos uma discriminação positiva pelas pequenas freguesias e pelas mais periféricas, penalizando, com isso, em 20% do valor global a verba transferida para as freguesias citadinas”.

No entanto, adiantou José Manuel Bolieiro, quando assistimos a uma nova demografia nas freguesias citadinas, é tempo de reforçar os apoios a estas juntas, porque as mesmas têm um papel decisivo no apoio social e educativo.

“Vamos ter de repensar, no futuro, o reforço dos meios de cooperação entre a câmara e as juntas de freguesia citadinas” – sustentou.

José Manuel Boleiro louvou, uma vez mais, aqueles que, mais recentemente, na política e à frente dos destinos da Freguesia de São Pedro, deram o seu melhor e deixaram marca pessoal na sua passagem pela gestão e governança local, nomeadamente Francisco Guedes e Rui Pacheco, que antecederam José Leal na presidência da Junta local.

Relativamente a José Leal, que agora se candidata pelo PSD à Junta de São Pedro, afirmou que é, hoje, é melhor autarca porque aprendeu com os seus antecessores os ensinamentos que formaram o seu caráter e o modo de ser e de estar.

Por seu lado, e depois de afirmar que muito foi feito pelo desenvolvimento da freguesia, mas muito há ainda por fazer, José Leal fez questão de recordar que São Pedro é a mais populosa freguesia do concelho de Ponta Delgada e a segunda dos Açores, mas também seremos o futuro desta cidade, se soubermos tomar as decisões certas, nos momentos certos, com as pessoas certas.

Disse ter, na sua equipa, as pessoas certas para prosseguir com o desenvolvimento da freguesia, em parceria com a câmara de Ponta Delgada liderada por José Manuel Bolieiro.