Comunicado: Anúncio da Delta Airlines honra destino Açores
Publicado em 22 de Setembro, 2017

O PSD/Açores congratula-se com o anúncio de que a Delta Airlines — segunda maior companhia aérea mundial —  vai operar, a partir de maio de 2018, na rota Ponta Delgada-Nova Iorque, com cinco voos semanais.

O PSD/Açores considera que a entrada da Delta Airlines na Região honra a excelência do destino Açores e permite perspetivar um impacto na economia regional em linha com o que se regista desde a liberalização do espaço aéreo, em 2015, que conduziu a uma maior circulação de açorianos, de turistas e uma nova dinâmica na economia açoriana.

O PSD/Açores reitera o elevado potencial de um mercado com 360 milhões de pessoas, com é o da América do Norte (EUA e Canadá) para o setor do Turismo, razão pela qual defendeu no seu Programa Eleitoral e de Governo para as eleições de 2016 a necessidade de incentivar alternativas de acessibilidade a este mercado, nomeadamente com companhias da América do Norte ou outras que pudessem servir esses destinos.

O PSD/Açores defende que a diversificação da oferta nas ligações ao continente português e ao estrangeiro beneficiam os açorianos e as empresas que investem na Região, como tem demonstrado a operação das companhias de baixo custo a operar nos Açores, cuja importância desta aposta é agora reconhecida pelos seus opositores iniciais.

O PSD/Açores considera que a criação de riqueza é essencial para que os açorianos tenham mais e melhor emprego, menos dependência governamental e mais liberdade de ação, e defende que os benefícios da diversificação da oferta nas ligações aéreas ao continente e ao estrangeiro devem ser alargados a todas as ilhas através da melhoria da oferta da SATA Air Açores.

O PSD/Açores considera que a entrada da Delta Airlines na Região deve ser entendida como uma oportunidade para que a Azores Airlines melhore o serviço prestado aos açorianos da diáspora, um mercado que deve continuar a ser uma prioridade para a SATA, a par das ligações ao exterior nas ilhas que não têm alternativa.

António Vasco Viveiros – Porta-voz do PSD/Açores para a Economia