Carlos Ferreira quer apostar na Reabilitação Urbana

Carlos Ferreira vai “avançar com a revisão do Plano Diretor Municipal e do Plano de Urbanização para promover a reabilitação, requalificar o espaço urbano e criar emprego e desenvolvimento no Faial”.

O candidato à Câmara Municipal da Horta entende que “as taxas municipais de urbanização e compensação são excessivas nesta ilha e têm que ser significativamente reduzidas”.

Carlos Ferreira considera que o Plano de Urbanização impõe aos munícipes obrigações e despesas desproporcionais, está completamente desajustado e tem que ser revisto”, para que a aposta na reabilitação urbana seja uma realidade no Faial.

As declarações foram proferidas na sessão de apresentação da candidatura à assembleia de freguesia da Matriz, liderada por Laurénio Tavares, que Carlos Ferreira descreveu como “um homem que conhece a Matriz como a palma das suas mãos, um homem sabedor, experiente, que tem uma energia sem fim, e que tem a acompanhá-lo uma excelente equipa.”

Laurénio Tavares, na sua intervenção começou por afirmar que ele, e toda a sua equipa, estão preparados e disponíveis para trabalhar com determinação, diálogo e compromisso para o bem-estar coletivo e para o progresso da Matriz.

O candidato à Junta de Freguesia evidenciou o largo conhecimento que tem da Matriz e enalteceu a importância desta freguesia pela riqueza do seu secular património edificado e natural, e por toda a sua dimensão na vertente administrativa, politica, social, religiosa, cultural e comercial.

Laurénio Tavares aproveitou o local da apresentação da candidatura da Coligação “Acreditar no Faial”, o Jardim Florêncio Terra, para dizer que “este é o lugar certo para anunciar um dos nossos compromissos eleitorais que é dar vida aos nossos bonitos e tradicionais Coretos com a realização, de forma alternada entre este Jardim e a Praça da República, do concerto “Música no Coreto”.

Das proposta de ação que esta candidatura vai apresentar a todos os matricenses também anunciou  a implementação do “Vale Compras Bebé”, promover junto da comunidade escolar o Concurso “Matriz a Minha Freguesia”, diligenciar a requalificação do Beco do Saco e do Caminho Fundo, promover o surgimento de Arte Urbana e a dinamização do Centro Histórico, promover a implantação nas Dutras de um Equipamento Urbano  para Manutenção e Ocupação dos Tempos Livres, melhorar o acesso ao Miradouro do Monte Carneiro, implementar o Orçamento Participativo na vertente sociocultural.

Para Laurénio Tavares a democracia no Faial está doente e demonstrou a dualidade de critérios da maioria socialista na Câmara na sua relação com as Juntas de Freguesia, e afirmou que acredita que  com Carlos Ferreira na presidência da Câmara essa relação será mais justa, mais transparente e mais democrática.