PSD/Açores questiona Governo sobre Porto das Ribeiras
Publicado em 04 de Agosto, 2017

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico desafiam o Governo regional a esclarecer quando é que prevê efetuar o reforço do molho do Porto de Santa Cruz das Ribeiras, nas Lajes do Pico, e da piscina municipal contígua àquela infraestrutura portuária da ilha.

No requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, Jorge Jorge e Marco Costa sublinham que o porto das Ribeiras foi alvo de um grande melhoramento no início da década de oitenta, ou seja, há mais de trinta e cinco anos, e de então até hoje não foi feita qualquer intervenção com vista à monitorização ou manutenção do molhe.

“É perfeitamente visível, para quem percorre o molhe ou mergulha na zona, o elevado estado de degradação que esta estrutura apresenta em algumas partes, particularmente em zonas onde, por ação do mar e por falta de manutenção, já não existe quebra-mar há muitos anos, o que leva a que a fúria do mar exerça a sua ação erosiva diretamente na base de suporte do molhe”, explicam os social-democratas.

Os deputados frisam que, segundo os pescadores, “esta situação levará a que o molhe mais cedo ou mais tarde seja destruído, temendo muitos que a situação esteja para breve”.

Jorge Jorge e Marco Costa alertam ainda para o facto de a piscina municipal contígua ao porto nunca ter tido qualquer quebra-mar desde a sua construção, situação que, associada à força do mar, “tem provocado prejuízos num importantíssimo equipamento turístico que atrais centenas de pessoas diariamente à freguesia durante o verão”.

Os deputados social-democratas eleitos pelo Pico estranham a inação do Governo regional do Partido Socialista, lembrando que o mesmo partido reconheceu “há muitos anos” que era urgente uma intervenção no porto e na piscina, urgência essa que caiu no esquecimento.