José Manuel Bolieiro: “o nosso projeto é de cidadania”

O Largo do Colégio, em Ponta Delgada, serviu de palco para a apresentação pública dos candidatos autárquicos à Câmara Municipal, cujo cabeça de lista é José Manuel Bolieiro, à Assembleia Municipal, encabeçada por Francisco Rêgo Costa, e à presidência das Juntas de Freguesia do concelho.

Na apresentação, José Manuel Bolieiro, que se recandidata ao segundo mandato para a Presidência da Câmara de ponta Delgada, a escolha do Largo do Colégio, cuja remodelação foi realizada por proposta das pessoas, através do Orçamento Participativo, teve a ver com o facto do mesmo estar “carregado de simbolismo e significado”.

“Queremos evidenciar, sem qualquer dúvida, que o nosso projeto é de cidadania. Estamos candidatos por sentido de missão cívica e por espírito de serviço à nossa gente e à nossa terra.” – acentuou o candidato.

A recandidatura de José Manuel Boleiro, como disse o próprio, surge “pelo orgulho que temos da nossa história, do nosso percurso coletivo e pela confiança que temos na nossa capacidade de prestar um bom serviço público, com estratégia, dedicação e realismo.”

“Não estamos candidatos por afirmação de uma carreira política, nem por obrigação partidária. Estamos empenhados na política pelas pessoas, pelo desenvolvimento, pela democracia e pela liberdade de escolha de cada cidadão. Estamos comprometidos com a humildade pessoal, com a transparência dos procedimentos, com a imparcialidade no exercício do Poder, com o respeito pela dignidade e liberdade das pessoas.” – frisou.

Assumindo-se como um candidato de todas as pessoas – “aquelas que no passado nos confiaram o seu apoio e aquelas que tenham tido opinião diferente ou críticas em relação a nós” – José Manuel Boleiro disse que a sua lista está irmanada no “espírito de missão” e no “compromisso de estar ao serviço da causa pública.”

“Como decisores, não temos atitude ditatorial. Temos a ambição de contar com a participação da cidadania, ela sim a decisora em democracia. Foi por isso que escolhemos aqui o Largo do Colégio, reabilitado e regenerado, por impulso cívico da cidadania participativa.” – adiantou.

Recordando que Ponta Delgada foi pioneira nos Açores relativamente à implementação do Orçamento Participativo, com caráter deliberativo, o candidato fez questão de afirmar que “estaremos, como estamos, ao serviço da causa democrática, da causa do desenvolvimento sustentável, da causa da solidariedade, da causa da inclusão social, das causas educativa e cultural.”

Sem esquecer o pioneirismo da Autarquia a que ainda preside na descentralização do poder, na valorização do papel das juntas de freguesia, acrescentou: “Fomos pioneiros no Poder Local dos Açores, quanto ao procedimento transparente, imparcial, anualmente previsível, regular, certo e reforçadíssimo das transferências financeiras municipais para as juntas de freguesia. Triplicámos valores.”

Tudo isto sem “olhar a cores partidárias” e respeitando “integralmente a legitimidade democrática” de cada freguesia.

Destacou as prioridades que realmente importam às pessoas, no plano social, educativo e cultural, mas, também, no plano estratégico das “nossas ambições coletivas, enquanto povo”.

Sobre o seu primeiro mandato, destacou o rigor na gestão das contas do município, a transparência e gestão das finanças municipais.

“Queremos continuar com a confiança das pessoas o percurso e o rumo traçados há 4 anos. Temos obra feita. E é também obra que nos orgulha este modo de estar na política e no Poder Local. Sim, somos um projeto político de continuidade e tudo isso por causa do futuro.” – disse

Sobre a sua equipa, referiu: “Estou, estamos todos, profundamente motivados e empenhados para continuar a trabalhar na consolidação do progresso de Ponta Delgada. Sentimos a empatia das pessoas. Queremos receber a sua confiança, no pleno exercício da sua liberdade de escolha.”

“É por isso que não fizemos até agora, nem faremos daqui em diante, da campanha eleitoral a manipulação da liberdade de escolha das pessoas. As pessoas conhecem-me. Não será a campanha que dirá quem sou. O que temos sido é que é o nosso cartão de apresentação. É a nossa personalidade e a nossa atitude com as pessoas e com a política que serão avaliadas e merecedoras de confiança.” – acrescentou.

José Manuel Bolieiro manifestou-se, uma vez mais “contra as tentativas de comprometer publicamente as pessoas com as suas preferências. Respeitamos a liberdade. Podem contar connosco para uma política responsável e de confiança.”

No que respeita à apresentação dos candidatos à presidência das juntas de freguesia, José Manuel Bolieiro, destacou a ausência de Santa Clara, freguesia à qual “não apresentaremos lista. Desde a primeira hora que, também em defesa da cidadania, declarámos apoio à recandidatura do presidente da junta de freguesia de Santa Clara, no âmbito de um movimento independente.”

A mandatária da candidatura, Sara Massa, também interveio na apresentação para dizer que aceitou o convite “na esperança de lhe poder acrescentar algum valor, uma tarefa difícil quando nos deparamos com tão boa gente e de tão grande prestígio.”

Sara Massa partilhou com os presentes o seu “sentir relativamente ao que nos pode aproximar de um melhor exercício de cidadania, pois sinto que são coisas simples, que pessoas de bem, não esquecem, reconhecem e vivenciam diariamente: Verdade e honestidade; Mérito e trabalho; Estar ao serviço do próximo”.

“Reconheço no Dr. José Manuel Bolieiro um homem ponderado e humilde, um presidente que ouve e está atento aos seus munícipes. Acredito, por isso, que ele e a sua equipa se manterão próximos e disponíveis para valorizar, em todas as freguesias, os contributos dos cidadãos que aí vivem.” – adiantou.

Sara Massa referiu, ainda que, nas eleições para a Câmara Municipal, “escolho-vos a vós, estimados candidatos pelo PSD, e a si, Dr. Bolieiro, para continuar a valorizar o que nos une em detrimento do que nos separa, para continuar a valorizar esta maravilhosa cidade, que é a nossa casa, Ponta Delgada.”