PSD/Açores questiona Governo sobre abandono da rota Lajes-Porto pela SATA
Publicado em 14 de Julho, 2017

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira questionam o Governo regional sobre as recentes notícias divulgadas em vários órgãos de comunicação social que dão conta do abandono da rota Lajes-Porto pela Azores Airlines a partir de 15 de outubro próximo.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, Mónica Seidi, César Toste e Luís Rendeiro solicitam ao executivo açoriano que clarifique se a transportadora aérea vai ou não deixar estabelecer esta ligação direta semanal entre a Terceira e o Porto, uma rota assegurada pela companhia aérea açoriana desde 2014.

“A Azores Airlines, que tem no Governo regional o seu maior acionista, não desmente nem confirma estas notícias, refugiando-se na desculpa que o plano operacional da companhia para o Inverno ainda não está elaborado, não assumindo, deste modo, o que irá fazer no futuro próximo”, explica Mónica Seidi.

Apesar de nem a SATA nem o Governo ainda terem confirmado o fim da rota, o certo é que na página da internet da companhia aérea açoriana já não é possível fazer reservas online para a ligação entre as Lajes e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Para Mónica Seidi, ao confirmar-se o fim desta rota pela Azores Airlines, fica provado que “mais uma vez o Governo regional esqueceu-se dos compromissos que tem para com os terceirenses, uma vez que esta situação vai contra aquilo que se prevê para a economia da Terceira e contra aquilo o que está previsto no PREIT”.

No requerimento, os sociais-democratas açorianos apelam ao Governo para que, sendo acionista maioritário da SATA, e a confirmar-se o fim da rota, esclareça que diligências foram tomadas para impedir o fim desta rota.