Os Ministros contaminados pela indiferença – Opinião de António Ventura

Primeiro foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros a revelar que não conhecia o dossier da Base das Lajes e, em concreto, a matéria da descontaminação, depois foi o Ministro da Defesa a não conhecer as análises que se realizam aos solos e aquíferos e agora, pasme-se, é o próprio Ministro do Ambiente que atira a responsabilidade da descontaminação para a Região. É caso para dizer que com Ministros destes não precisamos de um Governo.

Bom, numa rápida conclusão, e até porque fui eu quem colocou as questões, posso dizer que isto não é normal e atinge o impensável.

Até parece propositado tanto desinteresse e desconhecimento, pois a reação dos Ministros é de quem nunca tinha ouvido falar do assunto, nem mesmo que isto ocorria em solo Português.

Estão todos contaminados por uma intencional, dramática e assustadora indiferença. Alguém lhes deve estar a dizer para não falarem no processo da descontaminação.

Daqui resulta que os Ministros não falam entre si sobre este tema a não ser para dizer que é preciso silêncio e, também, é evidente que tem faltado reivindicação do Governo Regional. Mas, tudo isto está a acontecer nas vésperas de uma reunião da comissão bilateral.

O Governo Regional lá vai reagindo a muito custo e só quando muito pressionado pelos jornalistas às indiferenças dos Ministros. Torna-se penoso ver os jornalistas a tenterem conseguir algumas palavras do Presidente do Governo Regional, a modo de “saca rolhas”.

Se o Governo da República fosse do PSD, caia, como o diz o nosso povo, o “Carmo e a Trindade”. Todos os dias o Presidente do Governo e os Secretários estavam a criticar o executivo do continente.

Perante esta indiferença de lá e cá, os Terceirenses têm razões para estarem muito preocupados. Inclusive, a vinda de Santos Silva à Terceira e todo o aparato que se gerou com a presença de outros países sobre o Air Center, tem muito de “manobra de diversão”, com o intuito de fazer esquecer a problemática da contaminação.

Quero recordar que esta indiferença e ligeireza sobre este tema da descontaminação não é de agora, tenho vindo a observar, por razões de trabalho parlamentar, que se tem agudizado.

Senão, repare-se que os Deputados do PSD têm questionado vários Ministros sobre a contaminação/descontaminação e não temos obtido resposta, de tal maneira que o tempo de resposta por parte do Governo foi largamente ultrapassado.

Para uma matéria tão importante e crucial para o futuro da Ilha Terceira, o Governo deveria dar resposta logo de imediato às perguntas colocadas.

Importa, igualmente, dizer que o Estado não pode fugir das suas responsabilidades neste tema da contaminação. Esta é uma obrigação que o Governo Português deve assumir no topo da sua agenda.

O Acordo da Base das Lajes firma um relacionamento institucional entre dois Estados, o que não permite ao Governo da República alhear-se deste compromisso e a tudo o que ele envolve de positivo e de negativo.