Deputados questionam AMT sobre atrasos no Porto da Praia da Vitória

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, questionaram a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre as sucessivas reclamações dos empresários da Ilha Terceira, de São Jorge e da Graciosa, no atraso nas chegadas dos transportes marítimos de mercadorias ao Porto da Praia da Vitória.

Os social democratas referem que, “pela segunda vez, os empresários da Ilha Terceira, de São Jorge e da Graciosa, queixam-se do atraso no cumprimento da chegada ao Porto da Praia da Vitória dos transportes marítimos de mercadorias que estão estabelecidos”.

Segundo Berta Cabral e António Ventura, “a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) estima que o atraso foi na ordem dos 46% em janeiro, dos 37,5% na segunda quinzena de março e de 40% no mês de abril”, adiantam.

Os parlamentar mencionam igualmente que, “conforme as referências da CCAH, houve mesmo dois navios não chegaram a atracar no Porto da Praia da Vitória. E não foi por razões climatéricas”, ressalvam.

“A CCAH já tinha entregue uma queixa à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) relativamente a este assunto mas, até ao dia 18 deste mês, não obteve qualquer resposta”, acrescentam.

Berta Cabral e António Ventura recordam que “a AMT é a entidade responsável pela regulação e supervisão da atividade de transporte marítimo, no quadro dos requisitos e obrigações de serviço público”.

Assim, alertam para o facto de uma situação “que persiste há vários meses, e que tem sido lesiva para os empresários, pois estes não conseguem receber as suas mercadorias no tempo devido, sendo assim uma realidade muito prejudicial para a economia daquelas três ilhas”, concluem.