Deputados do PSD querem explicações sobre reunião da bilateral

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República solicitaram hoje a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros na respetiva Comissão parlamentar, “para expor os resultados da reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, sobre a Base das Lajes”.

Para Berta Cabral e António Ventura, “pelas noticias vindas a público, e pela voz do Presidente do Governo Regional dos Açores, tudo indica que a reunião da Bilateral foi um fiasco”, avançaram.

“Constatamos, desde logo, que a não participação do Ministro dos Negócios Estrangeiros demonstra uma atitude de desvalorização para com os assuntos da Base das Lajes, além de ter sido uma perda antecipada nas negociações”, criticam.

Os social democratas defendem que o Governo Português devia ter estado representado “ao seu mais alto nível, até porque se tratava de um tema de Estado, e era a primeira reunião bilateral com a nova Administração dos Estados Unidos da América”, disse António Ventura.

O deputado frisa que as declarações do presidente do governo regional “mostram que os dossiers, em concreto o da descontaminação, não foram previamente preparados. Inclusivamente, o Governo Regional pede a intervenção do Governo da República, parecendo uma entidade estranha no processo”.

António Ventura lamenta ainda que seja “cada vez mais notórios o alheamento e o desinteresse do Governo Português nesta matéria, bem como a sua falta de diálogo com o Governo Regional”.