Deputados do PSD questionam Ministra do Mar sobre IPMA em São Jorge

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República pediram explicações à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, pelo facto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter apenas um meteorologista a assegurar todo o serviço da ilha de São Jorge.

Berta Cabral e António Ventura referem que a situação implica que o único meteorologista existente na ilha “tenha de assegurar a operação no aeródromo local durante 365 dias por ano, sem folgas compensatórias”.

“Trata-se de uma realidade insustentável”, declarou Berta Cabral, entendendo que “o que se passa em São Jorge viola as mais elementares regras do direito do trabalho. Podendo mesmo colocar em risco a qualidade do serviço prestado”, alertou.

Segundo os parlamentares açorianos, a Ministra do Mar deve esclarecer “se foram já tomadas algumas medidas para resolver a referida situação. Caso isso não tenha acontecido, deve informar sobre os procedimentos que vai desencadear para repor o normal funcionamento do IPMA na ilha de São Jorge”, argumentam.

Na pergunta escrita entregue na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura querem igualmente saber “que valor anual é pago pela SATA, Gestão de Aeródromos, relativamente ao serviço prestado pelo IPMA nos aeródromos das ilhas de São Jorge, Pico, Graciosa e Corvo”, concluem.