Duarte Freitas defende “assunção real” de custos da tripolaridade da Universidade

O presidente do PSD/Açores defendeu que deve haver uma “assunção real”, por parte do governo regional, dos custos da tripolaridade da Universidade dos Açores, estimados em 800 mil euros anuais.

“Continuaremos a defender que, para além da assunção política do apoio à tripolaridade, possa haver a assunção real em termos orçamentais. O PSD/Açores irá continuar a apresentar propostas para que a Universidade possa ter as verbas necessárias para os custos relacionados com a tripolaridade”, afirmou Duarte Freitas, após uma reunião com o reitor da Universidade dos Açores.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que, embora haja um consenso político em torno da necessidade da Região compensar a Universidade dos Açores pelos custos da tripolaridade, a verdade é que “não tem havido a tradução orçamental devida” por parte do governo regional.

“Ainda no Orçamento da Região [para 2017], discutido recentemente, o PSD/Açores apresentou uma proposta de reforço destas verbas para que possamos atingir o valor que a Universidade estima necessário e, infelizmente, essa proposta foi mais uma vez chumbada pela maioria. Não é a primeira vez que a apresentamos e não é a primeira vez que é chumbada”, lembrou.

Duarte Freitas recordou que os custos relacionados com a tripolaridade da academia açoriana, que possui polos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, já foram devidamente estudados pela Universidade dos Açores e “estão estimados em cerca de 800 mil euros”.

O presidente do PSD/Açores manifestou ainda sua preocupação com as elevadas taxas de abandono e insucesso no escolar no arquipélago – as mais altas do país –, sublinhando que afetam, indiretamente, a academia açoriana.

“O abandono e o insucesso escolar nos Açores acabam, por via indireta, por prejudicar a Universidade dos Açores na captação de alunos”, frisou.

O líder dos social-democratas açorianos referiu que o abandono e o insucesso escolar “são matérias que o senhor reitor da Universidade já denunciou publicamente e cujo combate o PSD/Açores já definiu como prioritário”.

Duarte Freitas acrescentou que a Universidade dos Açores “é uma instituição crucial e primordial na construção da Autonomia”.