PS recusa ouvir bombeiros do Faial sobre serviço SIV

O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira lamentou que o Partido Socialista tenha recusado ouvir a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) sobre o funcionamento do serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) na ilha.

Os social-democratas tinham proposto que a direção da AHBVF fosse ouvida na comissão parlamentar de Assuntos Sociais no âmbito do projeto de resolução do PSD/Açores que propõe ao governo regional a adoção de medidas urgentes para assegurar o regular funcionamento do serviço de SIV no Faial.

“O projeto de resolução aponta para a classificação da AHBVF como o parceiro privilegiado para a resolução do problema e o chumbo da proposta de audição contraria claramente esse entendimento”, afirmou Carlos Ferreira, durante os trabalhos da comissão de Assuntos Sociais.

Recorde-se que o projeto de resolução que os deputados do PSD/Açores apresentaram no parlamento defende que deve haver “um diálogo imediato” do governo regional com a AHBVF, dado que na ilha do Faial se verificam “longos períodos de inoperacionalidade” do serviço de SIV.

“O SIV tem registado diversos períodos de inoperacionalidade em algumas ilhas, nos últimos tempos, com destaque para a ilha do Faial, situação que pode colocar em risco a vida de pessoas”, refere o projeto de resolução do PSD/Açores.