Comunicado: República rasga compromisso com os Açores
Publicado em 23 de Fevereiro, 2017

Na sequência das declarações do senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, a Comissão Política Regional do PSD/Açores esclarece o seguinte:

O Governo da República rasgou o compromisso estabelecido com os Açores em que se propunha assegurar junto dos Estados Unidos uma verba de 167 milhões de euros anuais, durante 15 anos, para a ilha Terceira. Recorde-se que, em abril de 2016, numa declaração conjunta feita com o Governo Regional, o Governo da República assumiu o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira como um “documento estratégico e orientador”.

A falta de palavra do Governo da República constitui um grave atentado aos interesses dos Açores. Os órgãos de governo próprio da Região não podem pactuar com este grave desrespeito da Autonomia.

O PSD/Açores apela a todos os partidos representados nos parlamentos regional e nacional para que se pronunciem sobre a quebra de compromisso feita pelo Governo da República. É essencial a união de todos para enfrentar os inimigos da Autonomia.

O PSD/Açores apela também ao senhor presidente do governo regional para que não se esconda atrás de um comunicado escrito e dê a cara pela defesa dos interesses dos Açores.

Ao não fazê-lo o presidente do governo está a ser conivente com este ataque do Governo da República à Autonomia e fica evidente que, com um governo da mesma cor na República, a luta dos socialistas pela Autonomia se desvanece.

A Comissão Política Regional do PSD/Açores