Comunicado Comissão Política Regional PSD/Açores – 10 de Fevereiro de 2017
Publicado em 10 de Fevereiro, 2017

Vasco Cordeiro não quer baixar impostos aos Açorianos

 Numa enfadonha entrevista à RTP/Açores, em que revela estar completamente fora dos assuntos da governação, o presidente do governo mostrou que não quer baixar os impostos aos açorianos.

Vasco Cordeiro, que tanto criticou o aumento da carga fiscal imposto pela “Troika”, deu agora o dito por não dito.

Há quatro anos o presidente do governo disse que não era necessário aumentar o IVA porque a Região tinha finanças públicas saudáveis. Agora o presidente do governo diz que os impostos não podem baixar para manter as finanças públicas saudáveis.

O presidente do governo usa o mesmo argumento para dizer uma coisa e o seu contrário.

Ter finanças públicas saudáveis é compatível com a redução de impostos. O que é incompatível é querer fazer crescer a economia de forma sustentável mantendo a mais elevada carga fiscal sobre o consumo da história dos Açores.

Baixar o IVA permite aumentar o poder de compra e a capacidade de poupança das famílias açorianas. Baixar o IVA ajuda as empresas a serem mais competitivas. Com menos impostos há mais investimento.

O presidente do governo tem que se decidir: ou quer ajudar as famílias e as empresas, ou opta por manter o IVA mais alto da história.

Infelizmente para os açorianos, Vasco Cordeiro já mostrou de que lado está. O presidente prefere encher os cofres do governo regional, gerando mais despesismo.

Já o PSD/Açores está ao lado dos açorianos. Acreditamos que um euro nos bolsos das famílias e das empresas gera mais riqueza do que um euro nas mãos do governo regional.