Programa Gerações vai dar emprego a jovens açorianos

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo, Duarte Freitas, anunciou que vai criar o Programa Gerações, cujo objetivo é contratar até 1200 jovens qualificados para a administração pública regional.

“Vamos criar um programa de rejuvenescimento na administração pública, intitulado “Programa Gerações”, cujo objetivo é contratar até 1200 jovens qualificados”, afirmou Duarte Freitas, na apresentação do programa eleitoral e de governo do PSD/Açores.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que a contratação destes jovens para a administração pública “não vai implicar mais despesas para o orçamento regional”.

“Com o Programa Gerações, daremos, durante dois anos, a possibilidade de os funcionários públicos com 60 ou mais anos de idade poderem antecipar voluntariamente a sua aposentação, com condições financeiras mais atrativas. Atualmente estes são fortemente penalizados no cálculo da reforma. Estão nestas condições cerca de 1500 funcionários”, explicou.

Segundo Duarte Freitas, o Programa Gerações vai permitir “apoiar todos os funcionários públicos que gostariam de reformar-se mais cedo, para estarem com a família ou se dedicarem a outras atividades”.

“O Programa Gerações vai assim integrar novos valores e capacidades nos quadros da administração regional, já que entre os 16 mil funcionários públicos, apenas 37 têm menos de 25 anos de idade e só 400 têm menos de 30 anos de idade”, sublinhou.

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo garantiu que o Programa Gerações “vai dar uma nova esperança à juventude açoriana, combater o desemprego jovem e cumprir um desejo de muitos funcionários públicos, tudo sem acréscimo de despesa”.

“A criação de emprego será a verdadeira política de juventude do governo do PSD/Açores”, disse.

Duarte Freitas acrescentou que vai igualmente promover o investimento privado, “através da orientação de fundos europeus para as pequenas e médias empresas, que representam 70 por cento do emprego existente nos Açores e a quem foram destinados apenas 20 por cento das verbas do anterior quadro comunitário de apoio”.

O líder dos social-democratas açorianos anunciou ainda que vai “desenvolver uma política de captação de investimento externo, desde logo junto das comunidades açorianas na diáspora”

“Queremos dar condições para o investimento criador de emprego e riqueza”, garantiu.