Comunicado da Comissão Política do Faial – 2 de Setembro de 2016

O PSD Faial tem manifestado através dos seus eleitos, a inquietação e o profundo descontentamento da generalidade dos cidadãos, com o serviço que a SATA Internacional tem vindo a prestar ao Faial. Os cancelamentos e/ou divergências de voos por razões pouco compreensíveis ao comum das pessoas têm assumido contornos anormais e que em muito penalizam o Faial e todos os passageiros afetados.

A segurança dos passageiros e da operação aérea é um princípio inquestionável e que deve estar sempre em primeiro lugar nas decisões que aos mais vários níveis são tomadas.

Contudo, a verdade é que, desde a entrada em vigor das novas obrigações de serviço publico, em que os voos da rota Horta- Lisboa passaram a ser assegurados exclusivamente pela Sata Internacional, a proporção de cancelamentos e divergências do Aeroporto da Horta aumentou significativamente por comparação com o período anterior em que a maior parte das ligações eram asseguradas pela TAP.

Inclusivamente, e porque em muitas situações as dificuldades na operação na pista do Aeroporto da Horta são transitórias e de curta duração, a TAP, normalmente, fazia períodos de espera a aguardar melhorias, procedimento que a SATA praticamente deixou de fazer, como foi o caso da divergência do voo da passada 5ªfeira, que deixou tantos passageiros revoltados.

Não é bom para uma empresa pública regional estratégica como é a SATA concentrar em si tanto descontentamento e razões de queixa como está a acontecer no Faial.

Impõe-se que sejam dadas explicações completas e convincentes e que têm de ir desde as decisões operacionais às questões da certificação e experiência do pessoal. E impõem-se alterações de procedimentos para que se tenha em devida conta a especificidade da operação aérea nos Açores e no Faial.

O PSD Faial desde do início das novas obrigações de serviço publico, que manifestou reservas e preocupação em relação a estas alterações, como é do conhecimento publico. As nossas preocupações têm vindo infelizmente a se confirmar.

O PSD Faial não está contra a Sata ou contra o Governo Regional. Está sim a favor do Faial e na defesa dos faialenses, aliás como sempre tem estado. Por isso, estranhamos o silêncio e a ausência de tomada de posições de quem está no poder e faz de conta que neste domínio no Faial não está a acontecer nada.

Não podemos continuar assim. Pelo segundo ano consecutivo a SATA mostra que não está a ser capaz de dar resposta às exigências da operação aérea na época alta no Faial. Exigem-se mudanças e que se assumam responsabilidades.