A juventude vai “fazer a mudança” de que os Açores precisam

O candidato do PSD/Açores a presidente do Governo Regional afirmou hoje que conta “com a energia e a capacidade” da juventude, “para que, juntos, possamos dar uma nova esperança aos açorianos e fazer a mudança que a nossa terra precisa”, afirmou.

Duarte Freitas falava na sessão de abertura da Universidade de Verão da JSD/Açores e do PSD/Açores, que decorre até domingo, em Angra do Heroísmo, onde elogiou a presença de participantes “de todas as ilhas, que vieram debater ideias, apresentar propostas e discutir o futuro dos Açores. Porque acreditam que é possível fazer melhor, muito melhor, pela nossa terra”, disse.

“Seria natural que optassem por fazer qualquer outra coisa em vez de se fecharem numa sala a falar sobre política. Afinal, todos aqueles que nasceram e cresceram nos últimos 20 anos nos Açores só conhecem um estilo de governação cinzento, conformado e sem capacidade de inovar”, considerou Duarte Freitas.

O presidente do PSD/Açores lembrou que “há quem diga que a juventude não se envolve, nem se quer envolver. Quem diz estas coisas devia estar aqui agora a ver a participação de todos estes jovens nesta terceira edição da Universidade de Verão”.

Duarte Freitas disse aos participantes que “o futuro dos Açores está nas vossas mãos. Porque os governantes que se habituaram a ver nos últimos 20 anos repetem sempre as mesmas frases, dizem sempre os mesmos chavões e já baixaram os braços”.

“Os Açores precisam do inconformismo dos jovens. E esse é um recado à geração conformada e instalada que governa os Açores há 20 anos”, afirmou.

Na sessão de abertura desta manhã, que contou com a presença do líder nacional do PSD, Pedro Passos Coelho, Duarte Freitas recordou que elegeu a Educação “como uma das grandes prioridades do nosso projeto para os Açores”.

“É preciso melhorar a imagem pública da escola e valorizar o papel dos estudantes. Temos de dar ferramentas aos agentes educativos para garantirem o sucesso escolar tão desejado para os Açores”, referiu.

A aposta do PSD/Açores visa “uma Escola de Futuro assente numa Escola Digital, tornando o ensino mais atrativo para os alunos e professores. E criando Contratos de Autonomia com todas as escolas”, garantiu Duarte Freitas.

O programa de governo do PSD/Açores propõe a disciplina de “Linguagem da Programação Informática” a partir do 5º ano, medida “que permitirá formar os jovens, desde cedo, para as novas tecnologias e para as suas mais-valias enquanto ferramentas que permitam o sucesso no mercado de trabalho”, disse Duarte Freitas.

“Isso permitirá aos jovens trabalhar a partir da Região para o mundo. Vamos motivar os alunos para um nicho de mercado com extremo potencial do ponto de vista internacional, abrindo igualmente caminho para criar emprego dentro da própria Região”.

Para o líder do PSD/Açores “é preciso tornar o processo educativo mais simples, prático e futurístico. Por isso, proponho digitalização de todos os manuais escolares até 2020”.

“A Escola Digital passa também por proporcionar computadores e projetores em cada sala de aula e consequentemente garantir a sua manutenção”, acrescentou.

Outra das medidas que Duarte Freitas pretende implementar como presidente do governo regional “é a criação de contratos de autonomia com as escolas da nossa Região”, de forma a dar-lhes “autonomia e poder de decisão”.

“Com os contratos de autonomia responderemos aos anseios das escolas e dos alunos, mas também das próprias famílias, que veem na liberdade curricular uma mais-valia para a motivação e o sucesso escolar”.

“Uma maior flexibilidade curricular vai contribuir para o sucesso escolar. Por exemplo, se os alunos de uma escola em Rabo de Peixe têm uma forte ligação à atividade piscatória, há que levar a sala de aula para junto de um barco de pesca. Temos de apostar mais no “saber fazer” e na competência”, afirmou.

O reforço da Formação em Contexto de Trabalho, “uma prática das escolas profissionais, será aplicada ao ensino secundário, de modo a permitir estágios aos alunos finalistas”, concluiu o candidato social democrata.