O Faial está parado no tempo – Opinião de Luís Garcia

1.É frequente ouvirmos que o Faial está parado no tempo. Ouço-o muitas vezes: dos que aqui residem e de muitos que nos visitam. Curiosamente ouvi-o muito nesta edição da Semana do Mar.

Independentemente das causas que cada um invoca, umas mais conjunturais outras mais estruturais, umas mais pessoais outras mais coletivas; a verdade é que a ideia de que esta ilha parou no tempo está cada vez mais presente nas nossas conversas e nas nossas mentes. E é preciso perceber as razões para tal.

Na minha perspetiva na atuação (ou na falta dela) do Governo Regional e da Câmara Municipal da Horta reside uma parte muita significativa da origem desta expressão. Penso que hoje é evidente que o ritmo de desenvolvimento que estas entidades nos têm proporcionado está longe de satisfazer as expetativas e muito menos as nossas necessidades. A sua atuação está sempre mais direcionada para garantir as vitórias eleitorais do que para promover o desenvolvimento sustentável desta Terra.

2.O Faial é governado por uma Câmara socialista há 27 anos e por um Governo Regional, da mesma cor partidária, há 20 anos e é dramático verificar que algumas das promessas feitas pelo PS no início desses períodos, apesar de quadros financeiros favoráveis, ainda estejam por executar e outras tenham levado imenso tempo a serem concretizadas. Este arrastar no tempo de alguns investimentos essenciais para o nosso desenvolvimento muito têm contribuído para essa ideia de que o Faial está parado no tempo.

3.Mas mais do que conversas analisemos alguns factos que comprovam o que anteriormente referi.

O manifesto do PS no Faial nas eleições regionais de 1996 já prometia a construção de uma Variante curiosamente entre a Horta e Castelo Branco que, entretanto, foi diminuída e dividida em duas fases. A primeira nem está concluída (falta a iluminação) e o investimento relativo à segunda fase foi cancelado.

Naquele ano o PS também prometia a realização das obras no Porto da Horta. Passados 20 anos a 2ª fase dessa intervenção ainda está por fazer.

Ao fazer esta análise também achei interessante verificar que o PS tivesse prometido em 1996 a “valorização do Hospital da Horta, dotando-o de melhor equipamento e das valências necessárias a um melhor serviço” e achei interessante porque, passados 20 anos, acho que é factual que o PS fez precisamente o contrário, ou seja, retirou valências ao nosso hospital.

Já no manifesto da ano de 2000 o PS prometia “reabilitar as estradas no interior da ilha, Largo Jaime Melo/Ribeira Funda, Largo Jaime Melo /Ribeira do Cabo”, “reabilitar e promover as Termas do Varadouro”, “construir o Campo de Golfe”, “apoiar a revitalização do comércio tradicional no centro urbano da Horta”, “apoiar a construção do Pavilhão Desportivo dos Cedros”, “construção da Pousada da Juventude”, “promover a ampliação do museu da Horta” e imagine-se prometia ainda “apoiar a implementação do projeto de saneamento básico da cidade da Horta”. Passados 16 anos tudo isso está, infelizmente, por concretizar!

Se passarmos para o ano eleitoral de 2004 começa outra novela com outro investimento estratégico com Carlos César a prometer que “caso a ANA e o Governo da República não se disponham a avançar com a obra de ampliação da pista do aeroporto da Horta, o Governo Regional a eles se substituirá e fará essa obra”. Até hoje, nada!!

4.Este exercício podia continuar de manifesto em manifesto, de legislatura em legislatura para verificarmos que o grau de cumprimento das promessas do PS no Faial é baixíssimo e que isso muito tem penalizado esta ilha e o seu desenvolvimento social e económico. Acredito que se esses investimentos prometidos tivessem sido concretizados como deviam, o Faial hoje estaria bem diferente e provavelmente já não teriam razão aqueles que desabafam que o Faial está parado no tempo.

Estamos de novo em ano eleitoral e acredito que muitos dos investimentos que aqui referi voltarão a fazer parte do manifesto do PS no Faial. Tem sido sempre assim! A questão que fica é a de saber se a maioria dos Faialenses vai-se deixar de novo enganar pelo PS. Quem tem tratado assim o Faial não pode merecer nova oportunidade; pelo contrário, a bem do Faial só pode ser severamente penalizado nas urnas.