Duarte Freitas quer “afirmar potencial do Triângulo”

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo afirmou que pretende “afirmar o potencial” das ilhas de São Jorge, Pico e Faial, lembrando que é o líder partidário açoriano que melhor conhece a realidade do Triângulo.

“Acredito no enorme potencial das ilhas do Triângulo. Nasci e cresci nesta parte da nossa Região. Conheço, como poucos políticos, a capacidade de iniciativa das gentes de São Jorge, Pico e Faial. Comigo presidente do governo iremos afirmar o potencial do Triângulo, que não tem sido devidamente aproveitado”, afirmou Duarte Freitas, num encontro com militantes na freguesia da Ribeira Seca, ilha de São Jorge.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que um “verdadeiro e consolidado Triângulo económico terá vantagens e oportunidades”, não só para as populações das três ilhas, mas para toda o arquipélago, visto que será um “novo polo de desenvolvimento” da Região.

Uma das propostas para “fazer cumprir o Triângulo”, explicou, é a criação de uma “ligação permanente” entre o Faial, Pico e São Jorge, transformando estas três ilhas num “espaço único” em termos económicos e sociais.

“Com um governo do PSD/Açores vai-se cumprir o Triângulo: aumentaremos para o dobro a regularidade das viagens entre a Madalena e a Horta, e assegurando que entre as Velas e São Roque do Pico haverá ligações diárias regulares”, afirmou.

Para Duarte Freitas, a melhoria dos transportes marítimos de passageiros e viaturas trará um “incremento” das relações comerciais e sociais entre as ilhas de São Jorge, Faial e Pico, permitindo também um “maior aproveitamento” das potencialidades turísticas do Triângulo.

“É desta forma que se cumpre o Triângulo. Eu, que tive responsabilidades como presidente da Associação de Município do Triângulo em 1996, espero 20 anos depois, como presidente do governo regional, cumprir finalmente o velho sonho de fazer do Triângulo uma realidade. É um dos grandes projetos que tenho, como açoriano e como homem nascido no Triângulo”, disse.

Na ocasião, o candidato do PSD/Açores alertou para o “esvaziamento” das ilhas mais pequenas, dando como exemplo o facto do círculo eleitoral da ilha de São Jorge perder um deputado nas eleições regionais de 16 de outubro.

“A perda de um deputado é o resultado não só da diminuição do número de eleitores, mas também da fuga de muitos jorgenses, que foram à procura de oportunidades noutros locais. Nos últimos 20 anos a ilha de São Jorge perdeu 1600 habitantes”, disse.

Segundo o líder dos social-democratas açorianos, “a desertificação e a fuga de jovens está a tornar-se numa realidade cada vez mais assustadora, não só em São Jorge, como em grande parte da nossa Região”.

E perante o “esvaziamento a que se assiste nas ilhas mais pequenas” o governo regional “agravou ainda mais o problema”, frisou, dado que “em vez de investir nas pessoas, o governo socialista limitou-se a gastar dinheiro em betão”.

“Quando os jorgenses mais precisavam, o governo do PS fechou postos de saúde, escolas e serviços de segurança social. E cada vez que se fecha uma escola, um posto de saúde ou uma casa do povo está-se a desmoronar uma freguesia”, considerou.

O presidente do PSD/Açores acrescentou que, apesar da perda de população nas ilhas mais pequenas, este processo de desertificação “não pode ser visto como uma fatalidade”, garantindo que as eleições de 16 de outubro “são uma oportunidade para contrariar essa fatalidade”.

Duarte Freitas assegurou que um governo do PSD/Açores vai “retomar a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital, o que vai beneficiar os utentes e poupar custos ao Serviço Regional de Saúde”.

“Como presidente do governo regional pretendo também criar programas para apoiar a promoção e valorização dos produtos açorianos nos principais mercados”, tendo destacado, a este propósito, a necessidade de apostar em promover o queijo de São Jorge no exterior.

Este encontro com militantes da ilha de São Jorge contou com a presença do líder nacional do PSD, Pedro Passos Coelho, no âmbito da sua visita aos Açores.

O líder social-democrata manifestou confiança no trabalho desenvolvido por Duarte Freitas e considerou que os socialistas dos Açores e da República só sabem governar “distribuindo dinheiro”.

“Os socialistas administram o que existe, mas têm muita dificuldade de acrescentar alguma coisa ao que já existe. É assim, em grande medida, porque os socialistas só sabem governar distribuindo dinheiro”, afirmou Pedro Passos Coelho.