Governo Regional incapaz de resolver descargas de águas não tratadas no Parque Industrial da Praia da Vitória

O PSD/Açores considerou ontem que o Governo Regional tem “demonstrado total incapacidade para resolver a situação das descargas de águas não tratadas” junto ao Parque Industrial da Praia da Vitória.

As descargas “são provenientes do Matadouro da Ilha Terceira, unidade industrial tutelada pelo Governo Regional, que é responsável pelos procedimentos que ali acontecem”, disse o deputado social democrata açoriano Luís Rendeiro.

Para o parlamentar “é preocupante que os sucessivos relatórios da Inspeção do Ambiente sobre este assunto sejam inconclusivos. Por isso chamamos o secretário regional, que tutela a Inspeção do Ambiente e o IAMA, que é proprietário do Matadouro da Ilha Terceira”, adiantou.

“Recebemos um conjunto de denúncias de procedimentos que poderão resultar da insuficiência da própria unidade para fazer face aos efluentes que produz e ao volume de abates que tem, sobretudo na época do Espírito Santo”, sublinha Luís Rendeiro.

“A serem verdade as denúncias que nos chegaram, há responsabilidades dentro do matadouro e há responsáveis. E foi numa dessas alturas que aconteceu a descarga denunciada, ou seja, há descargas diretas de efluentes excessivos, e a ETAR não tem capacidade de os tratar”, acrescentou.

O deputado do PSD/Açores avança que “colocamos essa questão ao sr. Secretário, que nos garantiu que não é um problema com a ETAR e que só poderá ter sido um acidente, o que aconteceu em maio”.

“A informação que temos é de clara incapacidade da ETAR nesses picos de abates, e que essas descargas acontecem em momentos de menor visibilidade em que as mesmas não serão facilmente relatadas. A responsabilidade é claramente do Governo Regional e dos organismos tutelados pelo sr. Secretário Regional do Ambiente e do Mar”, afirma Luís Rendeiro.

O deputado esclarece que “o que nós queremos, e daí a nossa preocupação com as questões de segurança, saúde pública e ambiente, é que a situação não se repita. Mas é necessário apurar responsabilidades, e não estamos a ver essa atitude por parte do Governo Regional”, concluiu.