Duarte Freitas garante “aposta decisiva” na agricultura

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo, Duarte Freitas, garantiu que fará uma “aposta decisiva” na agricultura, tendo apresentando um conjunto de compromissos para a “salvar a lavoura” açoriana da crise que atravessa.

““Queremos promover o que de melhor fazemos. Queremos que os nossos produtos cheguem às prateleiras das lojas para serem consumidos. Queremos ser mais autossuficientes e queremos trabalhar a inovação. Este é o caminho que vamos construir para resolver os problemas concretos da agricultura dos Açores. Este é o caminho para salvar a lavoura dos Açores”, afirmou Duarte Freitas, em conferência de imprensa.

O líder dos social-democratas açorianos assegurou que a agricultura será umas das grandes prioridades da sua governação, dado que “uma agricultura saudável é uma condição essencial para a coesão económica e social da Região”.

Duarte Freitas salientou que o setor “atravessa uma profunda crise e continuamos a assistir à demissão do governo na definição de uma política agrícola regional efetiva, que dê resposta aos problemas específicos dos Açores e seja mais do que a mera emanação da política da União Europeia”.

“Após 20 anos de regime do Partido Socialista, sabemos que o que temos na agricultura não chega. Depois dos milhões de euros de apoios da União Europeia, mais de 90 por cento das explorações não têm eletricidade e mais de 70 por cento não têm acesso a água”, lembrou.

O presidente do PSD/Açores referiu que o setor se encontra “fragilizado”, visto que “mais de seis mil empresários agrícolas foram obrigados a abandonar a atividade”.

“Temos produtos de qualidade que não conseguimos colocar nos principais mercados a preços justos e competitivos. Nem sequer podemos aproveitar as oportunidades de um verdadeiro mercado interno, porque a falta de iniciativa e de visão do regime socialista traduziu-se na falta de transportes inter-ilhas e de meios para ser escoada a produção”, frisou.

Para o líder dos social-democratas açorianos, “o esforço dos agricultores açorianos choca de frente com as dificuldades no resto da fileira e com a inércia do governo regional”.

Duarte Freitas considerou igualmente que o investimento na inovação no setor “é muito magro”, pois representa apenas “um terço da média nacional”, e a ligação ao sistema de educação, “de onde poderia vir valor acrescentado à riqueza natural que temos, é inexistente”.

“Temos de mudar o padrão de desenvolvimento económico dos Açores e, para que isso aconteça, temos de fazer uma aposta decisiva e permanente no que temos melhor do que os outros”, afirmou.

O presidente do PSD/Açores garantiu que a agricultura será uma das prioridades da sua governação e comprometeu-se a “criar programas para apoiar a promoção e valorização dos produtos açorianos nos principais mercados”.

Duarte Freitas anunciou também que pretende “reestruturar a rede de transportes inter-ilhas para dar resposta às necessidades do setor, para que os produtos deixem de se acumular nos armazéns e possam chegar aos mercados em que têm de estar presentes”.

O líder dos social-democratas açorianos comprometeu-se ainda a “desenvolver ações junto dos grandes distribuidores, para que os produtos da agricultura açoriana estejam presentes nas lojas onde os consumidores os compram”, bem como a “criar um programa para a investigação e desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade”.

O presidente do PSD/Açores, que esteve acompanhado por Octávio Torres, responsável pela elaboração do programa eleitoral do partido na área da agricultura, defendeu ainda a suspensão do pagamento especial por conta aos lavradores devido à crise que afeta o setor.

“Deixo aqui o repto ao governo da República e ao governo regional para que, independentemente de ser o PSD/Açores a propor e a lembrar, façam o que for necessário fazer de maneira a acertar a questão da segurança social e suspender o pagamento especial por conta dos lavradores agora em julho”, disse Duarte Freitas.