PSD/Açores no Governo vai cumprir o Triângulo

O deputado do PSD/Açores, Cláudio Lopes, afirmou hoje que “só com o PSD no Governo é que se vai cumprir o Triângulo”, referindo que “o governo socialista nunca acertou o passo em matéria de transportes marítimos de passageiros na área do Triângulo. O PSD/Açores vai corrigir o que está feito e vai cumprir esse objetivo, que para nós é uma prioridade”, disse.

O social democrata falava numa conferência de imprensa, onde frisou que o líder do PSD/Açores, e candidato a Presidente do Governo, Duarte Freitas, “conhece bem a realidade geográfica, social e económica do Triângulo. E vai criar aqui um espaço único, incrementando fortemente o número de viagens que temos atualmente entre estas três ilhas”.

Cláudio Lopes lembrou que foram gastas “largas dezenas de milhões de euros em infraestruturas portuárias e na compra de dois novos barcos, mas o Triângulo, como realidade económica e social, ainda está por cumprir”.

“Duarte Freitas sabe muito bem o que deve ser feito, contrariamente a quem manda na Atlânticoline, que não tem conhecimento algum desta realidade insular em particular. E que ainda faz afirmações de todo desnecessárias e inadequadas”, criticou.

O deputado diz que, “apesar de termos dois barcos novos, há menos ligações entre o Faial e o Pico, tarifas mais caras e a incerteza de ligações entre o Pico e São Jorge”.

E acrescenta “o que é reconhecido por todos, que os 22 milhões de euros gastos no Porto da Madalena, baixaram os níveis de operacionalidade daquela infraestrutura”.

“Com o PSD no Governo, o Canal Pico/Faial, receberá um barco mais rápido e de menor lotação, numa primeira fase em regime de aluguer, para intensificar a ligação marítima entre as duas ilhas, numa verdadeira ponte marítima”, garantiu.

Segundo Cláudio Lopes, “os dois novos barcos já comprados, deverão integrar este sistema de transportes no Triângulo. Um deles fará, entre o Faial e o Pico, duas ligações diárias (de manhã e à tarde), possibilitando o transporte de viaturas”.

“O outro fará pelo menos duas ligações diárias entre as ilhas de São Jorge e do Pico, podendo ficar estacionado numa delas, uma vez realizadas as tão necessárias melhorias nas infraestruturas dos Portos das Velas e de São Roque”.

“É assim que se cumpre o Triângulo”, reforçou o deputado do PSD/Açores, ciente de que “vamos dar condições a estas três ilhas para crescerem economicamente e serem socialmente mais coesas, permitindo a toda a Região ganhar com essa aposta”, concluiu.