Comunicado do grupo parlamentar do PSD/Açores – 1 de abril de 2016

Governo regional demora uma década a compreender importância do Centro do Leite e dos Lacticínios

O PSD/Açores congratula-se com o anúncio da criação do Centro do Leite e dos Lacticínios dos Açores.

Trata-se de um organismo indispensável para o sector pecuário e muito pode ajudar os lavradores da região neste momento tão difícil.

O PSD/Açores lamenta apenas que o governo regional socialista e o seu presidente Vasco Cordeiro – também antigo secretário regional da Agricultura – tenham levado mais de uma década a compreender a necessidade da criação desse centro.

Sempre que o PSD/Açores apresentou no parlamento regional propostas para a criação de um Centro do Leite, o governo socialista criticou e os deputados socialistas votaram contra.

Ainda há duas semanas, na Assembleia Legislativa, o presidente do governo regional dos Açores afirmou que era um erro considerar que a solução passaria pela criação de um centro ou observatório do leite.

Lamentamos igualmente que tenha sido necessário quase uma década para perceber da importância de ter uma representação dos Açores em Bruxelas que defenda as nossas posições.

Seguramente, se o agora presidente do governo Vasco Cordeiro e secretário regional de várias áreas durante mais de uma década não precisasse de dez anos para perceber a importância de se criar o centro leite, se não precisasse de quase dez anos para perceber a necessidade de ter uma representação própria dos Açores em Bruxelas, a crise que o sector leiteiro atravessa não estaria resolvida mas os nossos lavradores estariam mais bem preparados e capacitados para a enfrentar.

Infelizmente, com o governo socialista e com o político profissional Vasco Cordeiro tem sido sempre assim:

Precisou de mais de uma década para perceber a importância do centro do leite;

Precisou de quase dez anos e de gastar milhares de euros em empresas de advogados desconhecidos para perceber que os Açores precisam de representação em Bruxelas;

Precisou de mais de uma década para perceber a importância da abertura do espaço aéreo regional;

Outro exemplo de como os governantes socialistas apenas perdem tempo e nada resolvem:

Já lá vai mais de um ano desde que o presidente do PSD/Açores defendeu uma intervenção na primeira venda de pescado para ajudar os pescadores açorianos.

Como sempre, o governo regional e o “secretário regional” das Pescas vieram a público escarnecer a proposta de Duarte Freitas e dizer que ela não servia para resolver nenhum problema.

Hoje, mais de um ano depois, o “secretário regional” das Pescas e o presidente do governo apresentam uma proposta para modificar o regime de primeira venda de pescado apresentando-a como uma proposta útil para resolver os problemas dos pescadores.

Esta postura dos governantes socialistas seria apenas ridícula não fosse dar-se o caso constituir um comportamento irresponsável que lesa objectivamente a economia dos Açores e o rendimento dos pescadores açorianos.

Em conclusão,

Os açorianos sabem hoje que dos governos do Partido Socialista e de Vasco Cordeiro apenas podem esperar tempo perdido, desculpas atrás de desculpas e total inação para lá do aceitável.

Com Vasco Cordeiro secretário da Agricultura, da Economia e presidente do governo os agricultores dos Açores perderam mais uma década para se preparar para o fim das quotas, a economia perdeu dez anos de crescimento económico que resultaria da abertura do espaço aéreo e os pescadores açorianos sofrem o desnorte, a irresponsabilidade e a incompetência que todos os dias é demonstrada pelos governantes.

Com o PSD/Açores não há dúvidas: todos os dias mostramos que estamos aqui para responder aos problemas dos açorianos, que apresentamos propostas que o governo socialista critica mas que aplica nem que seja ao fim de uma década e que sempre aqui estaremos para trabalhar afincadamente em nome dos Açores.

É preciso acabar de vez com a incompetência socialista que faz a nossa região ficar para trás, que dificulta a vida aos nossos pescadores e agricultores, e que penaliza a economia açoriana.

Os Açores merecem melhor e vão ter melhor com o PSD/Açores.